Meio Ambiente

Ibama e Polícia Federal apreendem equipamentos em área de garimpo ilegal no Pará

5 de dezembro de 2022

Com a ação de fiscalização, as empresas responsáveis também foram autuadas pelo desmatamento

Ibama

2022-12-02_Operacao_garimpo_ilegal_Ibama_Para.png

Belém (02/12/2022) No último dia 30 de novembro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Federal (PF) realizaram uma ação de fiscalização na área de garimpo da Cooperativa Brasileira de Mineradores e Extrativistas (Coobramex) e da Mineradora São Francisco de Assis, no estado do Pará.

2022-12-02_operacao-garimpo_ilegal_Para_Ibama.png

A Cooperativa exercia atividade de extração de minério em área não licenciada, de propriedade da Mineradora São Francisco de Assis. O local possui grande estrutura e contava com 12 motores estacionários, nove retroescavadeiras e outros equipamentos. Além da exploração irregular, foram constatados, ainda, 145 hectares de desmatamento ilegal.

Foram apreendidos motores e retroescavadeiras; as últimas foram depositadas nas prefeituras dos municípios paraenses de São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte e Conceição do Araguaia. Além disso, as atividades de extração mineral e uma pista de pouso não autorizada foram embargadas.

A Coobramex foi multada em R$2.000.000,00, pela atividade não licenciada, e em $730.000,00, pela área desmatada ilegalmente. Como proprietária e responsável pela região, a Mineradora São Francisco de Assis também foi autuada pelo desmatamento.

Diretoria de Proteção Ambiental
Assessoria de Comunicação do Ibama

Meio Ambiente e Clima