O MILHO NA ALIMENTAÇÃO HUMANA
1 de dezembro de 2022O grão que é fonte de energia, proteína, gordura e fibras.
Milho é cereal nobre. Vale a pena conhecer um resumo do estudo feito pelas pesquisadoras Marisa Aparecida Bismara Regitano-d’Arce, Marta Helena Fillet Spoto e Ana Carolina Leme Castellucci (USP-ESALQ) baseado no processamento e industrialização do milho para a alimentação humana. O milho é um cereal versátil, que apresenta uma vasta gama de utilizações, desde o consumo direto – na forma de milho verde, comercializado por pequenos produtores –, até a produção de subprodutos por grandes indústrias de áreas diversas, como: química, farmacêutica, de bebidas e de combustível. O milho é fonte de energia, proteína, gordura e fibras. Sua composição (em base seca) é de aproximadamente 72% de amido, 9,5% proteínas, 9% fibra e 4% de óleo.
Tem milho de todas as cores, de todas as “raças” e de todos os gostos com propriedades nutritivas diferentes.
PROPRIEDADES E CARACTERÍSTICAS
O GRÃO – O grão é dividido em três partes, sendo elas: endosperma, que representa a maior parte do grão e é constituído basicamente de amido e menor quantidade de proteínas; gérmen, fonte de óleo; e o pericarpo, que é a casca.
ALIMENTAÇÃO – Segundo a Associação Brasileira das Indústrias do Milho, o volume destinado à alimentação humana representa apenas 15% do milho produzido nacionalmente.
COMPOSIÇÃO – O milho comum tem em torno de 3% de açúcar e entre 60% e 70% de amido, enquanto o milho doce tem de 9% a 14% de açúcar e de 30% a 35% de amido.
MILHO IN NATURA: É O segmento que utiliza o milho na forma imatura – milho verde, que é comercializado a granel ou em bandejas para consumo, como milho cozido ou assado, utilizado na elaboração de pamonha, cural, creme de milho, bolos etc.; ou ainda destinado à indústria de enlatados e conservas.
MILHO DOCE – O milho doce é utilizado em conserva, congelado, desidratado ou como ou minimilho (quando colhido antes da polinização).
MILHO-PIPOCA – O milho utilizado para preparar a pipoca vem de um tipo especial de espiga, que tem como principal característica grãos pequenos, contendo amido duro ou cristalino, com propriedade de expansão quando submetidos ao aquecimento, originando a pipoca.
MOAGEM SECA EXTRUSADO – Para snacks, cereais matinais, farinhas de milho – pães/fubá – panificação, massas e culinária. Também farelos, óleo refinado, amido modificado, dextrinas, xarope de glucose, óleo refinado, fibra glúten Bandeja ou granel.
RAÇÃO E/OU EMBALAGEM – O extrusado de milho é uma mistura de grão de milho, água e corante de grau alimentício, ou seja, é natural e biodegradável. Ele pode ser reaproveitado novamente em embalagens de produtos ou descartado em qualquer local, uma vez que, com a ação da água, ele se dissolve sem gerar resíduos tóxicos. Vale dizer que, além de atender como embalagem protetora de produtos, o extrusado ainda pode ter uma segunda utilidade: por ser exclusivamente de milho, ele também funciona como complemento de ração alimentar para animais.
O milho de pipoca vem de um tipo especial que tem como principal característica grãos pequenos, contendo amido duro ou cristalino, com propriedade de expansão quando submetidos ao aquecimento.
Além da alimentação humana, o milho é um alimento energético muito utilizado em nutrição animal, sendo de grande utilidade para a alimentação de bovinos de corte e de leite.