27ª CONFERÊNCIA DO CLIMA

PROJETOS BRASILEIROS DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS NATIVAS FORAM DESTAQUES NA COP27

1 de dezembro de 2022

O Brasil foi à 27ª COP com duas comitivas. A oficial do presidente Bolsonaro e outra do governo Lula, recém eleito.

Silvestre Gorgulho

Do dia 6 até o dia 18 de novembro, foi realizada na cidade litorânea de Sharm el-Sheikh-Egito, a 27ª Conferência Climática das Nações Unidas. O principal objetivo da COP é juntar líderes de diversos países e atores da sociedade civil para discutir formas de desacelerar as mudanças climáticas e amenizar os seus impactos ambientais. A 27ª edição da COP contou com representantes de cerca de 200 países.

O QUE É A COP

COP é uma sigla em inglês que significa “Conferência das Partes” (“Conference of the Parties”), representando a associação de todos os países-membros (ou “partes”) que se reúnem anualmente, por um período de duas semanas, para avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta.

Ela é a maior e mais importante conferência anual relacionada ao clima. Sua origem está ligada à ECO-92, organizada há 30 anos pela ONU, no Rio de Janeiro, onde 197 países assinaram um tratado para estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera.

A primeira COP ocorreu em 1994, em Berlim, na Alemanha, quando o tratado assinado em 1992 entrou em vigor. Desde então, a ONU convoca anualmente todos os países para a cúpula climática – no ano passado, líderes de 120 nações participaram da reunião, segundo a organização.

COP ANTERIOR E A PRÓXIMA COP28

COP-26 –  A 26ª edição da Conferência da ONU sobre Mudança Climática foi realizada na cidade escocesa de Glasgow, quando o secretário-geral da ONU, António Guterres lembrou que era uma oportunidade de, literalmente, o mundo inverter a maré para evitar as crescentes catástrofes devido as mudanças climáticas.

COP-28A 28ª edição da Conferência das Partes (COP 28) está programada para ocorrer de 6 a 17 de novembro de 2023. Será realizada nos Emirados Árabes Unidos.

Com o lema “Juntos para a implementação”, a COP27 reuniu líderes mundiais para analisar medidas de contenção às mudanças climáticas.

 

 

OS PROTESTOS MARCARAM A POSIÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DURANTE A COP 27.

Os protestos durante a COP27 fazem parte da dinâmica das COPs. A sociedade civil sempre arruma formas de fazer valer sua voz.

Além da desorganização pela falta de água e comida, mesmo com a proibição das autoridades os protestos aconteceram da forma mais variada.

IRONIA ou REALIDADE: os participantes tiveram que saltar o esgoto a céu aberto entre os pavilhões da COP’27, no Egito. É bom lembrar que todos os partidos de esquerda votaram contra o Marco do Saneamento, no Brasil. Pobreza e falta de saneamento é a maior agressão ao meio ambiente nas cidades brasileiras e em grande parte do mundo de hoje.