PROTEÇÃO

Saiba mais sobre o combate a incêndios florestais

21 de dezembro de 2022

Veja aqui as últimas atualizações do combate a incêndios nas Unidades de Conservação

ICMBio

_INZ6791_banner(1).png

– Foto: Mayangdi Inzaulgarat

Veja aqui a situação do combate aos incêndios florestais nas unidades de conservação federais:

 

Estação Ecológica do Taim (RS) – 19/12

Na última sexta-feira (16/12), foi extinto o fogo que atingiu a Estação Ecológica do Taim. O combate durou cerca de 7 dias e contou com o apoio terrestre de brigadistas do ICMBio e Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. E apoio aéreo de dois helicópteros, equipados com Bambi Bucket, da Brigada Militar e Polícia Civil.

Segundo o último monitoramento feito pela Divisão de Informações Geoespaciais e Monitoramento (DGEO/CGPRO/ICMBio), realizado nesta segunda-feira (19/12), a área atingida pelo fogo foi de 11.928,84 ha. Clique aqui para acessar o mapa atualizado.

Brigadistas do Instituto seguem no local monitorando a área. Até o momento, 9 pontos de concentração de fauna foram vistoriados e não houve registros de animais feridos ou mortos.

Veja aqui imagens do incêndio.


Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense – 19/12

Duas frentes estão no Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense. A Frente Rio Alegre surgiu no dia 10/11, na parte norte, onde o fogo está confinado por áreas queimas e barreiras naturais. O fogo nesta área é originado por causas naturais e não está sendo efetuado o combate, apenas monitoramento devido às dificuldades de acesso.

Na frente Rio Caracarzinho/Belica, que surgiu no dia 25/11, o fogo é combatido por seis brigadistas, cinco brigadistas do Parque Nacional do Pantanal e cinco bombeiros militares do estado do Mato Grosso. Por lá, os brigadistas abrem um linha de defesa para evitar que o fogo chegue à sede e locais onde estão inscrições rupestres.

A estimativa de área atingida pelo incêndio é 7.486,44 hectares. Veja aqui o mapa atualizado.

Veja aqui imagens do incêndio.

 

Senhores jornalistas,

Solicitamos que os pedidos de entrevistas sejam enviados para o e-mail [email protected] com antecedência. a fim de organizar a agenda das fontes. 

 

 

 

Comunicação ICMBio