bicicletas compartilhadas

Sistemas de bicicletas compartilhadas da Tembici economizam potencialmente a emissão de 10 mil toneladas de CO2 em 2022

26 de dezembro de 2022

Líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina lança Retrospectiva 2022 com dados sobre os deslocamentos com bicicletas compartilhadas neste ano

Aumenta adesão a bicicletas compartilhadas em Brasília. Pesquisa aponta que  ajudam no transporte público - Capital S/A

 

 

Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, contabilizou números expressivos em 2022, que mostram o crescimento e adesão ao sistema de bicicletas compartilhadas. Neste ano, as viagens com as bikes economizaram potencialmente 10 mil toneladas de CO2, o equivalente ao oxigênio limpo produzido por mais de 70 mil árvores, enquanto os deslocamentos representam um total de 4.750 voltas na Terra. A empresa reuniu todos esses dados na Retrospectiva de bici 2022, com dados gerais sobre todos os sistemas de bike-share que opera.

O ano também foi marcado por grandes notícias, parcerias e expansões, como a  renovação do projeto bike Itaú por mais 10 anos, a chegada da Claro, como patrocinadora do projeto em Brasília, além da ampliação do serviço com a chegada em Bogotá, na Colômbia, e a consolidação de iniciativas sustentáveis, como o primeiro leilão de créditos de carbono de micromobilidade no mundo e conquista do selo Empresa B.

“Os dados mostram que o nosso modelo de negócio tem sido recebido de forma positiva pela população, que identifica nas bicicletas um modal econômico,  confiável, acessível e conveniente, em especial em grandes centros urbanos que são notabilizados pelo grande fluxo de veículos. Nossa estratégia tem nos permitido mapear necessidades locais e direcionar nosso atendimento, adaptando  nossa atuação”, afirma Gabriel Reginato, diretor de Negócios da Tembici.

Em 2023, além das 13 cidades atuais, a Tembici já anunciou que chegará em Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis.

América Latina: Colômbia 

Em setembro deste ano a empresa chegou em Bogotá, na Colômbia, com um sistema que terá 3.300 bicicletas, sendo 1.500 elétricas, e 300 estações, além 150 bicicletas adaptadas, para o uso de pessoas com deficiência; 150 com cadeiras para o transporte de crianças; e 150 bicis de carga, sendo o mais inclusivo sistema de bicicletas compartilhadas da América Latina. Nos 4 primeiros meses de utilização, o sistema já passou a fazer parte do dia a dia da cidade, registrando aproximadamente mais de 100 mil viagens com bicicleta compartilhada.

Parcerias com Itaú e Claro

O financiamento de ações, tendo a micromobilidade como protagonista, contribui para novas parcerias da Tembici. A startup renovou por mais uma década o projeto com o Itaú Unibanco – o bike Itaú, presente no Brasil e na América Latina, e consolidou um importante patrocínio com a Claro, em Brasília, que até o final deste ano terá 530 bicicletas na região do Plano Piloto.

Iniciativas sustentáveis e certificação B

A empresa conseguiu ir além e acessar um negócio com alto potencial, sendo a primeira a gerar créditos de carbono a partir do uso de bicicletas nas cidades. A iniciativa desencadeou também a realização do leilão de créditos de micromobilidade, inédito no mundo, realizado em conjunto com a prefeitura do Rio de Janeiro, e que tem potencial 20 vezes maior do que a primeira rodada.

Com um olhar atento a essas questões, a Tembici também foi certificada como uma Empresa B, parte de um movimento global que exige os mais altos padrões de práticas ESG das organizações, atingindo 87 pontos na classificação – quase 10% a mais do que o mínimo exigido para entrar na seleta lista B Corp.

Retrospectiva 2022

Para fechar o ano, além dos dados gerais dos sistemas de bicicletas concentrados na página Retrospectiva de bici 2022 a Tembici divulgou  os dados individuais para seus usuários, indicando dias pedalados, estações mais usadas e informações relacionadas a economia de CO², além disso, quem pedalou neste ano ganhará pontos para começar a usar a Crava, um app de troca de pontos por benefícios para quem pratica atividades físicas.

Sobre a Tembici

A Tembici é líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, com projetos de bicicletas compartilhadas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília, além de Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina, Bogotá, na Colômbia. Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela lista das 100 Startups to Watch (2020 e 2021) e destaque na categoria Mobilidade na lista “Melhores do ESG 2021”, da Exame. Ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua. Em 2021, os fundadores da Tembici passaram a fazer parte da rede de empreendedores Endeavor, recebendo apoio da organização para continuar crescendo de forma acelerada.