Brasília

Inspirando pelo exemplo

5 de janeiro de 2023

Apresentação final do Projeto “Tudo o que fizerdes ao menor” com apresentação teatral e leitura poética com o escritor e ator Chico de Aquino na Unidade de Internação Provisória de São Sebastião

Em tempos de tristeza, medo e dúvida, nada melhor que uma ação que possa falar em esperança. Essa é a proposta do Projeto “Tudo o que fizerdes ao menor”, que terá seu último dia de apresentação nesta quinta (05/01),  na Unidade de Internação Provisória de São Sebastião (UIPSS- Fazenda da Papuda, s/n). Realizado pelo Grupo de Resgate Ambiental (GRA), o projeto leva apresentações de teatro, momentos de leitura poética e declamações com Chico de Aquino, ator e escritor do poema homônimo do projeto, a escolas públicas e Unidade de Medidas Socioeducativas do Distrito Federal.  Por meio de um Termo de Fomento, o projeto é apoiado pelo Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Estado de Justiça – SEJUS/SUBISIS/GDF. A iniciativa também conta com o apoio institucional da Federação Nacional das Guardas Mirins (FENGMB) e do Instituto Fazer o Bem.
Esta edição do projeto foi iniciada em novembro do ano passado, no Centro de Ensino Médio I (CEM I), de Sobradinho. Depois do CEM 1 de Sobradinho, o projeto realizou apresentações no Gama: no Centro Educacional 07  e no Centro de Ensino Médio II do Gama .
Cláudio Oliveira, do GRA, explica que Chico de Aquino, sempre que interage com crianças e adolescentes, consegue se conectar com eles. “Há de tudo quando Aquino entra em cena. A força de sua atuação, de sua história de vida toca a todos, e é um orgulho para nós estarmos executando esse projeto idealizado por ele”, diz.Para Chico de Aquino ter contato com esses alunos e menores internos é um desafio e uma missão. “A cada encontro buscamos fazer com que celulares e outras distrações, tristezas e medos possam ser trocados pela força da poesia, das palavras que são levadas de um ser humano para outro, de um artista para o seu público, que tanto precisa sonhar”, revelou o escritor e ator.
Chico de AquinoO autor já ministrou 550 apresentações do mesmo evento por meio de patrocínios institucionais da Caixa Econômica Federal e do Fundo de Apoio à Cultura do DF entre os anos de 2003/2009, todas realizadas na rede de ensino do Distrito Federal e recebe o prêmio MÃO DA CIDADANIA, promovido pelo Jornal Correio Braziliense, em 2009, na categoria cultura. Também é premiado pelo FAC CULTURA BRASÍLIA 60 e pelo Prêmio Aldir Blanc Grande Circular promovido pela Secretaria de Cultura em 2020. Esses últimos na categoria literatura. Autor dos livros “Tudo o que fizerdes ao menor” e “Índia Amazônia”.

Grupo de Resgate Ambiental (GRA)Associação civil dotada de personalidade jurídica de direito privado, tem duração por tempo indeterminado e de caráter beneficente, com autonomia administrativa, patrimonial e financeira, constituída em 26/11/2014. Alguns dos projetos realizados pela entidade: Guarda Mirim Ambiental (GMA) – projeto social de disciplina militar, com base no reforço Escolar para crianças e adolescentes entre 07 e 17 anos; Brigada Ambiental – projeto social voluntário de contenção de incêndio para maiores de 21 anos com o curso de brigadista e Escolinha de futebol para crianças e adolescentes entre 07 e 18 anos.

Chico de Aquino