Fórum discutirá como pagamentos por serviços ambientais podem contribuir para a sustentabilidade no meio rural
1 de fevereiro de 2023A programação completa do fórum será divulgada em breve nos canais oficiais de informação da Embrapa.
A Embrapa, no âmbito do seu portfólio de projetos de pesquisas em Serviços Ambientais, está organizando um evento on-line para discutir o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como um caminho para a sustentabilidade no meio rural. Serão três dias de palestras com especialistas seguidas de debates, entre os dias 23 e 25 de maio de 2023, das 14h às 18h, com transmissão pelo canal da Embrapa no YouTube. Também atuam na organização do evento representantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Instituto Estadual do Ambiente (INEA, RJ).
O “I Fórum sobre Serviços Ambientais na paisagem rural – novas perspectivas para os PSA” tem como tema central a discussão de questões específicas da política de pagamento por serviços ambientais e da sua implementação prática, com enfoque no seu potencial para implementar soluções para problemas ambientais.
“Planejamos apresentar experiências de desenvolvimento de programas de PSA no ambiente rural que buscaram a transição para sistemas agrícolas e florestais mais sustentáveis, para incentivar tomadores de decisão dos setores público e privado, em vários níveis. Convidamos em especial agricultores e comunidades agrícolas, empresas e organizações da sociedade civil, tomadores de decisão em nível municipal, estadual e federal, assim como formuladores de políticas públicas e estudiosos do tema”, acrescenta a pesquisadora Marcia Divina de Oliveira, da Embrapa Pantanal, que coordena a comissão organizadora do evento.
A programação incluirá palestras divididas por sessões temáticas, relevantes no domínio dos programas de PSA, que abordarão aspectos legais, iniciativas de sua aplicação na área rural, possíveis lacunas e desafios, intercâmbio de experiências em andamento e questões técnico-científicas.
Entre as temáticas abordadas pelas mesas redondas estarão a implementação da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA), os desafios e soluções para dimensionar os impactos dos programas de PSAs nos serviços ecossistêmicos, estratégias para sustentabilidade das iniciativas de PSA e sua conexão com o setor privado e a sociedade.
“Queremos que este fórum contribua para identificar projetos e ações que alinhem produtores e organizações privadas e governamentais, com objetivos sociais e ambientais, buscando identificar e oferecer diferentes opções de gestão e políticas úteis para enfrentarmos os desafios atuais do mundo rural. Dimensionar e direcionar corretamente os benefícios do PSA para os destinatários pode ser relativamente simples em projetos de pequena escala, mas apresenta dificuldades a nível regional ou escalas nacionais devido a diferentes custos de oportunidade e considerações de equidade e eficiência. É necessário discutir maneiras de engajar a sociedade nesse sentido”, reflete a pesquisadora Fabia de Mello Pereira, da Embrapa Meio-Norte, presidente do Portfólio Serviços Ambientais da Embrapa.
A programação completa do fórum será divulgada em breve nos canais oficiais de informação da Embrapa.