Mantiqueira

Aberta a temporada de montanhismo na APA Serra da Mantiqueira

30 de março de 2023

Evento marcou o segundo ano de abertura das trilhas da Serra Fina

ICMBio

004_apa_serradamantiqueira_Acervo APA da Serra da Mantiqueira_banner.png

APA Serra da Mantiqueira é um dos grandes polos para prática de montanhismo – Foto: Acervo APA da Serra da Mantiqueira

Está aberta a temporada de montanhismo na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, unidade gerida pelo Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Mantiqueira. A temporada de montanhismo coincide com o período de estiagem, que dura até outubro e é a época mais indicada para a prática do esporte.

Para celebrar a abertura, o NGI promoveu um evento que contou com a presença de mais de 100 visitantes, no qual foram mostrados alguns dos resultados obtidos em 2022 e as perspectivas para 2023. Os visitantes participaram de palestras sobre recomendações para a operação, gestão e monitoramento de trilhas; Trilha Transmantiqueira; Dimensões Ecológicas da Serra da Mantiqueira; paisagens e por fim, de gerenciamento de lixo em campo de acordo com os princípios de “leave no trace”, uma estratégia de práticas que visam gerar mínimo impacto para quem visita ambientes naturais.

A abertura marca o segundo ano de gestão e ordenamento do complexo de trilhas da Serra Fina, realizada por meio de uma parceria entre a Associação dos Proprietários da Serra Fina (APSF) e do NGI Mantiqueira.

No ano passado, o NGI promoveu, em parceria com a Prefeitura de Passa Quatro (MG), o primeiro ano de abertura da temporada ao público. Este trabalho é resultado de uma mobilização entre ICMBio e proprietários particulares de toda a Serra Fina, gerando uma operação de forma regulamentada e bem equipada em termos de infraestrutura. O ICMBio fornece suporte em vistorias e encaminhamentos para a melhorias das trilhas.

Em 2020, um incêndio de 588 hectares atingiu a região das Cristas da Serra Fina, mobilizando voluntários, brigadistas, montanhistas e diversas instituições. O fogo foi causado devido a uma fogueira, o que reforçou à gestão da necessidade de ordenamento da visitação. Após este período, as trilhas foram fechadas para permitir a regeneração natural da vegetação por dez meses. Posteriormente, a interdição foi prorrogada por mais um ano.

 

Maciço da Serra Fina

O maciço da Serra Fina é uma das cadeias mais de montanhas mais importantes do Brasil, na divisa entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Dentre os atrativos de destaque, encontra-se a Pedra da Mina, o quarto maior cume do Brasil, com 2.798 metros de altitude. As trilhas da Serra Fina localizam-se em propriedades particulares, percorrendo as cristas das montanhas com vistas para as paisagens de campo de altitude e cidades do Vale do Paraíba. Além disso, possuem atrativos e roteiro de grande interesse para praticantes de caminhada, corrida de montanha, voo livre, mountain bike, observação de aves, geoturismo e astroturismo.