GESTÃO

ICMBio e Marinha firmam acordo para reforçar proteção em Alcatrazes

30 de março de 2023

Cooperação técnica permite o uso de estruturas, substituição de matriz energética, Internet, dentre outros

ICMBio

Design sem nome.png

Na última sexta-feira (24), a Gerência Regional do Sudeste (GR-4) e o Centro de Apoio a Sistemas Operativos (CASOP) da Marinha do Brasil assinaram um acordo de cooperação técnica, que visa ações conjuntas para monitoramento da pesca ilegal, substituição de matriz energética, instalação de internet via satélite e gestão responsável de resíduos.

O acordo prevê o uso das estruturas da Marinha do Brasil na ilha para monitoramento de pesca ilegal. Além disso, através da implantação de energia limpa e internet via satélite, haverá uma melhoria na comunicação entre a ilha e o continente, garantindo mais segurança para equipes em campo.

A iniciativa tem como objetivo principal a proteção do meio ambiente e dos ecossistemas da ilha de Alcatrazes. Com a substituição da matriz energética por uma fonte mais sustentável, a ilha poderá reduzir sua emissão de carbono e minimizar os impactos ambientais causados por combustíveis fósseis e ruídos de gerador.

Com a união de esforços da Gerência Regional do Sudeste e a Marinha do Brasil, a ilha de Alcatrazes terá uma proteção mais eficiente e uma gestão mais responsável de seus recursos naturais.

 

 

 

Comunicação ICMBio

[email protected]