CARNAVAL E O LIXO

PÓS-CARNAVAL: LIMPEZA DO MAR NA BAHIA

2 de março de 2023

Grupo de voluntários fez um Carnaval social e exemplar. Os trios Major Lazer + Àttooxxá + Tropkillaz e o Projeto ‘Mergulho Pirata’ deram o ritmo na limpeza do mar.

Silvestre Gorgulho

O lixo que se acumula depois da festa de Carnaval, seja em Salvador, Rio de Janeiro ou qualquer outra cidade grande, faz a tristeza dos “foliões” da limpeza.

O Carnaval de Salvador é famoso. Blocos de todas tribos, trios elétricos de todas aldeias, camarotes de todas as marcas, navios de todas nacionalidades participam da Festa do Momo na Bahia… e fecham também com o famoso encontro dos trios elétricos no Farol da Barra. O Carnaval na Bahia de 2023 foi cheio de novidades: bloco novo do Bell Marques, Xande de Pilares, Xanddy, Ivete Sangalo, Léo Santana, Margareth Menezes e muito mais! Mas, como sempre, teve um grupo de voluntários que fez um Carnaval mais sustentado, social e exemplar: o Trio Major Lazer + Àttooxxá + Tropkillaz, que fez o circuito Barra Ondina no sábado de Carnaval, dia 18 de fevereiro e, após o encerramento da festa, foram para o fundo do mar catar o lixo dos foliões.

O LIXO DA FOLIA

Neste ano, a MAP Brasil, agência do Grupo MAP especializada em gerenciamento de carreiras, marcou presença mais uma vez no Carnaval Baiano com o Trio Major Lazer + Àttooxxá + Tropkillaz.

Mar de gente, de alegria e de lixo. Os resíduos entopem as ruas e acabam chegando no mar.

 “Todos os nossos projetos são acompanhados de olhares sociais e inclusivos, pois é o que acreditamos que irá ditar o rumo do entretenimento”, afirma Marina Morena, sócia, cofundadora e diretora do Grupo MAP. “Temos uma linda história com o Carnaval e com a Bahia. E essa festa toda faz ainda mais sentido tendo algo além da diversão que o momento carrega em sua essência.”, salienta Marina Morena.

A parceria com o projeto ‘Mergulho Pirata’ proporcionou a coleta de 300 quilos de lixo subaquático na Praia da Barra em Salvador

Para promover um Carnaval sustentável, após o encerramento da festa, os responsáveis pelo trio fizeram, em parceria com o projeto Mergulho Pirata, uma limpeza subaquática de resíduos pós consumo na Praia da Barra em Salvador, Bahia, ecossistema que mais é afetado durante os dias em que acontece o desfile de trios na cidade.
Nesta ação, mais de 40 mergulhadores retiraram por volta de 300 kg de lixo do mar no Porto da Barra. Entre os resíduos recolhidos estavam muitas tampinhas de garrafa pet, painéis plásticos de ambulantes, carcaça de ferro de passar, canudos, palitos de churrasco, isopor, vidros e tecidos, entre outros objetos. Os mergulhadores utilizaram sacos de linhagem, luvas e balanças durante a limpeza.

Mais de 40 mergulhadores retiraram por volta de 300 kg de lixo do mar no Porto da Barra.

Lixo para uns, fonte de renda para muitos. Os seis dias de carnaval renderam mais de 78 toneladas de materiais recicláveis coletados em três circuitos do carnaval de Salvador (BA). A ação é de catadores e catadoras na 18ª edição do Projeto Eco Folia Solidária: Trabalho Descendente Preserva o Meio Ambiente.