GOVERNANÇA

TARCÍSIO GOMES DE FREITAS

2 de março de 2023

GOVERNADOR SURPREENDE SÃO PAULO COM GESTÃO E ATITUDES

Silvestre Gorgulho

O governador Tarcísio Gomes de Freitas é o cara! Em dois meses de governo, em São Paulo, Tarcísio Freitas não surpreende só os paulistas. Surpreende políticos, a mídia e o Brasil. Sua eleição foi a primeira surpresa. Depois, suas ações junto ao novo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, surpreenderam também. Agora, seu grande desafio foi a gestão da tragédia ambiental e social que se abateu sobre o litoral norte de São Paulo, especialmente São Sebastião, quando o novo governador surpreendeu com atitudes corajosas pessoais e coletivas na condução e soluções da crise instaurada na região.

Tarcísio, o governador tempo integral durante a tragédia que se abateu sobre a região do litoral norte de São Paulo (Fotos: PMSP – Prefeitura de São Sebastião – Governo de SP)

MUITAS SURPRESAS NA GESTÃO

E NA POLÍTICA

SURPRESA 1 – A primeira surpresa aconteceu, ainda em outubro do ano passado, quando o então ministro da Infraestrutura deixou o governo Bolsonaro para se candidatar ao Governo de São Paulo. Começou com traço nas pesquisas. Com o apoio formal do ex-presidente Jair Bolsonaro, o candidato terminou em primeiro lugar com 42,3% dos votos (13.480.643), à frente do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), candidato de Lula da Silva (PT), que teve 35,7% de votos válidos (9.881.995).

SURPRESA 2 – Logo nos primeiros dias de janeiro, o governador Tarcísio Gomes de Freitas, participou com os outros governadores estaduais, de um encontro com o presidente Lula. Por ser aliado de Bolsonaro, observadores políticos achavam que ele não iria ao encontro no Palácio do Planalto. Tarcísio não só foi à reunião com Lula, como se posicionou politicamente e cruzou a Praça dos Três Poderes ao lado de Lula, de ministros do Supremo Tribunal Federal e de outros governadores.

SURPRESA 3 Depois, com parecer surpreendente, o governador Tarcísio Freitas sancionou a lei que garante medicamentos de cannabis no SUS. No governo Bolsonaro, o tema era tratado como pauta da esquerda.

SURPRESA 4 –  Prova de fogo: com mês e meio de governo, o novo governador assume de corpo e alma a condução das soluções pela tragédia das chuvas no litoral norte. Segundo o boletim oficial, foram 65 mortes, 1.109 desalojados e 1.172 desabrigados.

Tarcísio de Freitas assumiu a condução das operações se mudando para a prefeitura de São Sebastião, onde improvisou uma sala com dois colchonetes – para ele esposa – passarem a noite durante a estada no litoral norte.

 

 

TARCISIO ASSUME OPERAÇÕES

No dia seguinte ao dilúvio que caiu sobre Bertioga, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, o governador Tarcísio de Freitas transferiu seu gabinete para o município de São Sebastião, o mais atingido. E passou, junto com a primeira-dama Cristiane Freitas, a gerenciar pessoalmente um enorme grupo de trabalho em diversas frentes, no resgate de pessoas e animais e na reconstrução de estradas e na infraestrutura.

E importante: o governador Tarcísio assumiu a condução das operações se mudando para a prefeitura de São Sebastião, onde improvisou uma sala com dois colchonetes – para ele esposa – descansarem e passarem a noite durante a estada no litoral norte.

OUTRAS DECISÕES POLÊMICAS

Outra decisão que acabou gerando grande polêmica, foi quando o governador determinou que todos os turistas se retirassem o quanto antes da região. Para os proprietários da hotelaria local, grandes e pequenos, foi uma decisão dura, pois eles vivem, durante o verão, o auge de seus serviços e arrecadação. Mas o governador não titubeou. Depois de estudar a questão com sua equipe, mandou reunir os donos de hotéis e pousadas e fez uma proposta inédita: o Estado vai reservar pousadas e hotéis, com pensão completa, para os desabrigados.

TARCÍSIO DE FREITAS: “Quero usar essa capacidade (de leitos, quartos de hotel e restaurantes) para abrigar as pessoas que estão desalojadas. O Estado fará as reservas… eu vou reservar vagas nos hotéis de vocês. Eu vou pegar pessoas que estão nos abrigos, vou colocar no hotel. A gente vai estabelecer um regime de pensão completa. Vocês vão nos dar um preço e a gente vai pagar”.

 

A solução, aparentemente simples, é complexa mas extremamente inteligente. Foi um atendimento digno e sensato para os desabrigados e muito importante economicamente para a rede hoteleira, pois conservou os empregos dos colaboradores e fornecedores das pousadas e hotéis.

Segundo o dono de uma pousada, “foi uma ação inédita, complexa, mas oportuna, pois transferiu os custos que o Estado despenderia nos abrigos, para os hotéis, mantendo a economia local aquecida e os desabrigados com um teto de melhor qualidade e bem alimentados”.

O governador Tarcísio Gomes de Freitas dá uma resposta política e de gestão, longe de movimentos ideológicos. Com humildade e firmeza, mostrou-se líder e colocou a governança em primeiro plano.

AÇÕES NO ICMS

As primeiras ações do novo governador, mostram que ele veio revolucionar a política e a gestão pública no País. Logo depois de decidir isentar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de doações feitas por empresas para as vítimas das chuvas no Estado, com muita gente desabrigada ou desalojada, no dia 27 de fevereiro veio outra medida importante: redução da carga tributária para a indústria paulista.

Enquanto os governadores se agitam para aumentar os impostos, sobretudo o ICMS, o governador Tarcísio de Freitas segue linha do ex-ministro Paulo Guedes, no governo Bolsonaro, e anuncia redução de carga tributária em São Paulo até o fim de 2024, para incentivar economia e aumentar arrecadação

“Não vamos mais assistir ao esvaziamento da indústria de São Paulo”, afirma o governador que assinou dia 27 de fevereiro 11 decretos que reduzem a carga tributária de vários segmentos do setor produtivo paulista. “Vamos acionar as alavancas para promover uma indústria forte. É isso que gera emprego, o que gera renda e bem estar”, salientou Tarcísio.

LINHAS DE CRÉDITO E DESAPROPRIAÇÕES

1 – O governador de SP desapropriou área na Vila Sahy para moradia popular. Medida autoriza CDHU a desapropriar terreno em uma das áreas mais afetadas pelas chuvas no município de São Sebastião.

2 – O governo paulista anunciou ainda que abriu uma linha de crédito emergencial para atender agricultores e pescadores que sofreram prejuízos com a tragédia ocorrida no litoral norte. O crédito emergencial, que será liberado por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista. Pode ser acessado por um cadastro ou por atendimento presencial nas Casas de Agricultura, que estão funcionando normalmente para atender os produtores rurais das regiões.

 

TARCÍSIO GOMES DE FREITAS

Formação profissional e a família

A família Tarcísio Gomes de Freitas: Cristiane, Matheus e Letícia.

NASCIMENTO – 19 de junho de 1975, no Rio de Janeiro.

FAMÍLIA – Esposa: Cristiane de Freitas. Filhos: Matheus e Letícia.

FORMAÇÃO – Militar da reserva, engenheiro, formou-se em Ciências Militares pela Academia das Agulhas Negras em 1996, tendo obtido a maior média histórica do curso na AMAN. Fez Mestrado em Engenharia de Transportes no IME.

APERFEIÇOAMENTO – Em 2003, Tarcísio realizou seu MBA Executivo na Fundação Getúlio Vargas (FGV), na área de gerenciamento de projetos. E buscou especialidade na parte de aplicações militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.

EXPECTATIVA – Carioca, um estranho no ninho da política paulista, Tarcísio deixou atônita a campanha de Fernando Haddad (PT). Na campanha, surpreendeu analistas políticos e institutos de pesquisa. Agora surpreende pelas ações, pelas atitudes e pela determinação com que governa o Estado.