Sustentabilidade

Tecnologia inédita da Moss mapeia áreas florestais para o desenvolvimento de projetos de crédito de carbono

26 de março de 2023

Primeira solução brasileira capaz de fazer monitoramento digital de florestas com inteligência artificial e big data, Moss Forest será apresentado no South Summit Brazil 2023, que acontece de 29 a 31 de março, em Porto Alegre

A Moss, pioneira e líder mundial na comercialização de créditos de carbono, apresentará a empresários e investidores, durante o South Summit Brazil 2023, o Moss Forest, tecnologia que deve expandir a capacidade da climatech de desenvolver projetos de crédito de carbono, considerados atualmente grandes aliados do Brasil na luta contra o desmatamento e para conter o avanço das mudanças climáticas. O Moss Forest é a primeira plataforma brasileira capaz de fazer monitoramento digital para identificar áreas florestais, propriedades sem inconsistências de registros legais e, portanto, com potencial para a viabilização de projetos de crédito de carbono.

Com esta nova tecnologia, os executivos Luis Felipe Adaime, fundador e CEO da Moss, e Cláudia Backes, chefe da área de produtos da climatech, subirão ao palco do South Summit para discutir propostas que podem mitigar os efeitos da crise climática e fortalecer ações para manter a floresta em pé. Realizado pelo segundo ano consecutivo no Brasil, o South Summit, marcado para acontecer de 29 a 31 de março em Porto Alegre (RS), é um evento que reúne startups de grande impacto e relevância, além de investidores e lideranças empresariais do Brasil e diversos países para compartilhar conhecimentos em um dos maiores ecossistemas de inovação do mundo.

Segundo o executivo Luis Adaime, o Moss Forest é uma tecnologia inovadora, capaz de abreviar uma série de obstáculos no processo de implementação de projetos, assim como o de tornar mais eficiente o trabalho da equipe técnica que vai a campo para calcular o volume de carbono estocado em áreas florestais. “Esta tarefa é complexa porque exige semanas de trabalho das equipes no meio de densas áreas florestais. O Moss Forest, por sua vez, entrega em minutos o que as empresas sem a solução podem levar até seis meses para realizar. É tudo mais rápido, simples e barato”, garante o CEO da climatech.

Adaime explica ainda que o Moss Forest é capaz de cruzar informações de diversas bases de dados, em tempo real, para saber, por exemplo, se há sobreposição das áreas com terras indígenas e Unidades de Conservação e se os registros dos imóveis estão em dia. A ferramenta também pode receber alertas de focos de calor e desmatamento ilegal, além de reconhecer a biodiversidade de espécies da fauna e flora da região. “Só a inovação pode aumentar, acelerar e baratear o desenvolvimento de projetos de originação de créditos de carbono para manter a floresta de pé com urgência e efetividade”, avalia Adaime.

Os painéis

Na próxima quarta-feira (29/03), primeiro dia de evento, Adaime participa do painel “Mercado de carbono e tecnologia: uma aliança para o futuro da Amazônia”. Ele dividirá o palco com Fersen Lambranho, sócio da GP Investimentos e da G2D, em debate sobre como a Moss tem se apoiado na tecnologia para desenvolver soluções ambientais inovadoras e eficientes.

Já na sexta-feira (31/03), a Moss volta ao South Summit Brazil com a participação de Cláudia Backes. Ela estará no painel “The Role of Startups in a Climate Tech World” ao lado de Eugenio Cantuarias Rubio, fundador da AceleraLatam, e Marina Cançado, CEO da Future Carbon. O debate será moderado por Daniela Giffoni, head de Impact Business da Impact Plus.

“As mudanças climáticas dominaram os debates no SXSW, o maior evento de inovação do mundo, agora isso se repete no South Summit Brazil, o que fica evidente que a crise está sendo discutida sob o prisma da tecnologia”, reforça a CPO da Moss. Para a executiva, as climatechs têm o poder de proporcionar escala a um desafio global que a cada dia se torna mais urgente. “Não há mais espaço para as soluções antigas e convencionais. Precisamos inovar e automatizar para garantir velocidade, escala e acesso a soluções que respondam a esse problema, que hoje faz parte da vida das pessoas e das empresas”, pondera Backes. “Stakeholders, investidores e clientes já estão conscientes da urgência nessa busca por alternativas”, completa.

O South Summit Brazil 2023

Até o momento, mais de 80 fundos de 11 países como EUA, Reino Unido, Espanha, Chile e Alemanha estão confirmados no South Summit Brazil 2023. O evento representa uma oportunidade única de conexão entre fundos de capital de risco, bancos de investimento, CVCs, Private Equity e Angel Investors. Além disso, para este ano, a expectativa é superar, novamente, a barreira dos 500 palestrantes, nacionais e internacionais.

Com dez anos de trajetória, o evento tornou-se referência em inovação e empreendedorismo global. Realizado desde 2012 em Madrid (Espanha), o South Summit é reconhecido como uma plataforma global de inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema empresarial. Para saber mais, acesse: South Summit 2023

Agenda

Evento – South Summit 2023

Data: 29 a 31 de março

Local: Cais Mauá

Endereço: Av. Mauá, 1050, Centro Histórico, Porto Alegre – RS

Site: South Summit 2023

Painel: “Mercado de carbono e tecnologia: uma aliança para o futuro da Amazônia”
Palestrantes: Luís Felipe Adaime e Fersen Lambranho
Data: 29 de março
Palco: “The Next Big Thing – Startups de alto potencial”

Painel: ” The Role of Startups in a Climate Tech World ”
Palestrantes: Cláudia Backes, Eugenio Cantuarias Rubio e Marina Cançado
Data: 31 de março
Palco: “DEMO”

Sobre a Moss 

Moss é uma climatech que usa tecnologia para simplificar e democratizar acesso a soluções sustentáveis. Desde março de 2020, a Moss e seus clientes transacionaram mais de 4 milhões de créditos de carbono que ajudaram na conservação de aproximadamente 650 milhões de árvores na Amazônia através de projetos certificados e auditados internacionalmente. A empresa está desenvolvendo alguns dos maiores projetos de conservação na Amazônia, e é membro do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Para saber mais sobre a Moss, acesse: https://moss.earth/pt-br/