Brasília

Exposição Sensorial e Jardim de Cheiros proporcionam imersão nos sentidos para alunos do Gama

11 de abril de 2023

Mostra de arte inclusiva e interativa conta com obras tridimensionais, plantas medicinais e condimentares, além de estímulos táteis, olfativos e visuais para crianças de escolas públicas do DF

Da redação

 

Festival no Gama promove "Exposição Sensorial" e "Jardim dos Cheiros"

 

Entre os dias 10 e 14 de abril, escolas públicas do Gama, no Distrito Federal, estão participando da Exposição Sensorial e Jardim de Cheiros, um projeto do Gama Vida e Arte Festival, que busca estimular a percepção sensorial de alunos de 7 a 12 anos. Realizado no Teatro Cia Lábios da Lua, o evento é apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

Na exposição, as crianças são estimuladas a explorar as obras de arte tridimensionais com os olhos vendados e, em seguida, visitam o Jardim de Cheiros, onde podem sentir o aroma de diversas espécies de plantas medicinais e condimentares. O circuito termina com as crianças desenhando ou modelando, com massas, as imagens que construíram na mente delas.

A exposição conta com oito obras de artistas de várias vertentes, incluindo o artista plástico cego Flávio Luís da Silva, que construiu algumas das peças. A programação também conta com tradução em Libras, folders em Braile e as plantas e obras contam com um QR Code com audiodescrição. Na sexta-feira (14), a exposição será aberta para toda a comunidade, com doação de 280 mudas de espécies expostas no jardim.

Segundo o coordenador-geral do projeto, Geovane Batista, a exposição é inclusiva em todas as etapas, desde a escolha dos artistas até a montagem e visitação. “Levamos as crianças a refletirem sobre os desafios das pessoas com necessidades especiais”, afirma. O evento também tem como objetivo proporcionar uma verdadeira imersão nos sentidos e possibilitar que os alunos vivenciem mais do que os olhos estão acostumados a ver.