Ibama lança Plano de Ação para o Manejo Integrado do Fogo no Bioma Pantanal
27 de abril de 2023A iniciativa foi apresentada às autoridades e representantes da sociedade civil na última terça-feira
Brasília (22/04/2023) A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, lançou na última terça-feira (18/04) na sede do Ibama, em Brasília, o Plano de Ação para Manejo Integrado do Fogo no Bioma Pantanal. Elaborado pela equipe do Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o plano tem como objetivo reduzir drasticamente as queimadas na maior planície alagada do mundo, conter emissões de carbono para a atmosfera e proteger a biodiversidade da região.
A partir do contexto climático e de informações sobre acúmulo de material combustível em campo, o documento aponta áreas de risco para ocorrência de incêndios florestais em 2023 e propõe diversas ações de preparação, prevenção e combate aos incêndios a serem realizadas de forma integrada por entidades federais, terceiro setor e sociedade civil para manter o fogo sob controle na região.
O plano prevê a capacitação de técnicos e gestores dos órgãos estaduais de meio ambiente para realização de queimas prescritas, a formação de brigadas voluntárias, o monitoramento das queimadas por sensoriamento remoto, a preparação de aceiros e a ampliação do contingente de investigadores para realização de perícias.
O Ibama deu início ao processo de contratação de 171 brigadistas que irão combater as queimadas no bioma, o que permitirá a proteção direta de 615.121 hectares. Uma brigada adicional será posicionada Terra Indígena Kadiwéu, em Mato Grosso do Sul. A Brigada Federal de Pronto Emprego do Pantanal, localizada em Corumbá (MS), será ampliada para oferecer apoio em toda a região. Seis brigadistas de Manejo Integrado do Fogo irão conduzir queimas prescritas para a redução de material combustível em caráter preventivo.
Novos equipamentos, adquiridos com recursos do Fundo Amazônia, fortalecerão a estrutura operacional. Cinco aviões e seis helicópteros do ICMBio poderão ser acionados para apoio logístico no Pantanal.
Além de autoridades do MMA, também participaram do lançamento o Secretário Adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul e o Assessor Bombeiro Militar do estado.
Assessoria de Comunicação do Ibama
[email protected]
61 3316-1015