Brasília

ICMBio combate invasões na Bacia do Descoberto

10 de abril de 2023

Área foi alvo de ocupação ilegal   Entre os dias 19 e 26 de março, o Núcleo de Gestão Integrada Brasília-Descoberto, no Distrito Federal, participou de uma mega operação integrada com diversos entes públicos distritais e federais. A ação teve como objetivo descontinuar e desocupar invasões na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Descoberto…. Ver artigo

ICMBio

IMG-20230330-WA0111_banner.png

Área foi alvo de ocupação ilegal

 

Entre os dias 19 e 26 de março, o Núcleo de Gestão Integrada Brasília-Descoberto, no Distrito Federal, participou de uma mega operação integrada com diversos entes públicos distritais e federais. A ação teve como objetivo descontinuar e desocupar invasões na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Descoberto.

Considerada de alta relevância ecológica, a APA foi criada em 1983 para garantir a conservação do Lago do Descoberto e dos mananciais hídricos que o formam. “Cerca de 65% da população do Distrito Federal consome a água da Barragem do Descoberto. A ocupação desordenada e criminosa na região pode comprometer a qualidade e a quantidade de água fornecida para o DF e implicar na necessidade de importação de água do estado de Goiás, tornando o serviço mais caro ao consumidor final”, explica a chefe do NGI, Larissa Diehl.

O ICMBio desempenhou importante papel na proposição de implementar o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) para unificar o comando e auxiliar o controle da operação. Uma equipe de comando interagências coordenou as ações que garantiram o sucesso da ação com importantes resultados.

Os principais resultados da operação foram 1263 construções precárias desconstituídas, 85 fossas fechadas, 14 prisões efetuadas, 36 caminhões de entulho removidos e 3 termos de embargo aplicados pelo ICMBio, pela infração de causar dano à APA, totalizando 50 hectares. No decorrer da ação, quase 1700 agentes estiveram envolvidos, com mais de 130 veículos, entre caminhões, guinchos, carretas, viaturas e outros.

Além do ICMBio, participaram ativamente da Operação: Polícia Militar/DF, Secretaria de Segurança Pública/DF (SOPI), DF LEGAL, Corpo de Bombeiros/DF, Administração Regional de Brazlândia, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil/DF, DETRAN-DF, DER-DF, SLU, Novacap, SEDES, Polícia Militar/GO, entre outras instituições.

Ocupação

A invasão da área pública teve início em 7 de janeiro deste ano e ocupava uma área equivalente a 140 campos de futebol, aproximadamente. A ação foi um bom exemplo do trabalho integrado de diversos órgãos de Estado na conservação da APA e seus atributos, restabelecimento da ordem pública e combate à invasão e ao parcelamento ilegal de terras no DF. A Operação “POI FLONA 03/BR 080” tem sido considerada uma das maiores em relação à desconstituição de ocupações irregulares de propriedade.

Comunicação ICMBio

[email protected]