Iguá lança Relatório Integrado com balanço de ações ESG e perspectivas para 2023
30 de abril de 2023Focada em reforçar e ampliar a gestão responsável dos recursos hídricos, companhia projeta crescimento baseado em inovação, eficiência operacional e expansão sustentável
A Iguá Saneamento acaba de emitir seu relatório integrado com os resultados atingidos em 2022 e as metas de futuro. Com a garantia do selo GRI (Global Reporting Initiative), organização internacional que desenvolve parâmetros para relatórios de sustentabilidade, e de auditoria externa e independente das informações publicadas, o documento está baseado em quatro pilares que guiam a empresa: eficiência operacional, gestão regulatória, sustentabilidade e novos negócios. Com os números publicados, a empresa consolida, cada vez mais, sua importância no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário brasileiro, se tornando uma das principais operadoras privadas do setor de saneamento do país com 15 concessões e 3 parcerias público-privadas (PPPs) e mais de 7 milhões de pessoas atendidas.
Ao longo de 2022, a empresa investiu R$ 579 milhões em novos ativos e melhorias, alcançando resultados expressivos. Em otimização e avanços do sistema foram mais de 48 km de redes de distribuição de água, quase 15 mil novas ligações e mais de 13 mil novas economias de água. Já em esgotamento sanitário, foram mais de 61 km de redes coletoras de esgoto implantadas, mais de 9,5 mil novas ligações e 11,1 mil novas economias de esgoto. Também foi priorizada a gestão sustentável, com adesão aos movimentos do Pacto Global (Net Zero, +Água, Transparência 100% e Elas Lideram 2030), à plataforma do CDP (Carbon Disclosure Project), ao Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade do CEBDS e ao Business for Nature. A empresa também foi reconhecida pelo enfrentamento das mudanças climáticas pelo IWA (do Inglês, Associação Internacional da Água), além de ter conquistado o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol e 90 pontos no GRESB Assessment, ranking internacional que avalia, com até 100 pontos, o compromisso de grandes empresas com sustentabilidade.
Outras iniciativas que reafirmam o compromisso com os princípios ESG também foram empregadas, na prática, nas concessionárias do grupo. Só no estado de São Paulo, as operadoras Sanessol, Águas Andradina, ESAP e Águas Castilho, localizadas nas cidades de Mirassol, Andradina, Palestina e Castilho, respectivamente, já utilizam energia renovável para tratar o esgoto e levar água para mais de 150 mil habitantes do interior paulista.
Além da expansão sustentável, esforços na área de inovação garantiram à Iguá, no ano passado, o maior percentual de clientes com medição remota no Brasil em 2022. A iniciativa utiliza a Internet das Coisas para medir o consumo de água, garantindo agilidade, precisão, economia de custos de leitura presencial e redução de perdas.
De acordo com o CEO da Iguá Saneamento, Carlos Brandão, para 2023, os esforços serão centralizados em desenvolver de forma mais potente as iniciativas e estratégias estabelecidas pelo grupo. “Oferecemos um serviço de excelência que é alcançado por causa de nossa eficiência operacional”, afirma. Para tanto, a empresa tem em sua essência o trabalho em equipe e o compartilhamento de novas práticas. O Move Iguá, por exemplo, que surgiu com o objetivo de estimular a renovação de ideias e processos possui atualmente 300 iniciativas conduzidas por pessoas de todas as áreas das operações. Neste ano, o Move Iguá alcançará também a operação Iguá Rio, fomentando ainda mais a valorização da inovação.
Na área social, a Iguá também potencializou o seu poder de transformação social, assumindo o protagonismo nos municípios onde atua e priorizando comunidades menos favorecidas no entorno das operações. “Somente no ano passado, mais de 360 mil pessoas foram impactadas por nossas ações”, explica Brandão.
O CEO da Iguá projeta o futuro da companhia. “Para o amanhã, estamos trabalhando direcionados ao crescimento por meio da prospecção e incorporação de novos ativos, reconhecendo a nossa competência em lapidar os pilares que hoje nos sustentam. O futuro do saneamento depende da nossa capacidade em continuar crescendo de forma sustentável, com foco no cliente e na inovação”, conclui.
Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável da água, em 2022, foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utility e, no mesmo ano, conquistou pontos que lhe renderam a permanência no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). Também marcou presença como 1º lugar na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura, segundo o TOP Open Corps 2022. Ainda neste ano, oito concessionárias do grupo foram reconhecidas com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Foi eleita, em 2022, pelo sexto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br
Para mais informações sobre Iguá Saneamento:
LAM Comunicação | [email protected]