Brasília

Parque Nacional de Brasília celebra 63 anos da cidade com atividades de educação ambiental

23 de abril de 2023

“Parque além das Piscinas” foi focado no público infanto-juvenil

ICMBio

IMG_7852_banner.png

Visitantes no Parque Nacional de Brasília – Foto: Ramilla Rodrigues

As piscinas de água mineral do Parque Nacional de Brasília são um dos pontos de lazer mais conhecidos pelos brasilienses. O Parque foi um dos locais escolhidos pela população para celebrar o aniversário da Capital Federal, que ocorreu nesta sexta-feira (21). Porém, nem todo mundo sabe que a “Água Mineral”, como ficou conhecido o Parque Nacional de Brasília é uma unidade de conservação que tem muito mais a oferecer.

Por isso, a data do aniversário de Brasília foi escolhida para a segunda edição d’ “O Parque Além das Piscinas”, evento idealizado pela voluntária Maria Helena Rodrigues, que está no Voluntariado do Parque há sete anos. Por volta das 9h, as crianças foram convidadas a percorrer o caminho da onça, uma sinalização de trilhas feita pelos agentes temporários ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que liga o início da Trilha da Capivara às piscinas e conduz ao Centro de Visitantes.

exp IMG_7876 recrop 2_site.png

 

Lá, as crianças assistiram a uma apresentação de teatro realizada pelo Núcleo de Educação Ambiental do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do DF (NEAM) que conscientizou as crianças sobre a importância de preservação da fauna e flora do Cerrado. A seguir, as crianças e adultos participaram de várias oficinas que mostraram um pouco mais sobre o Parque Nacional de Brasília. Teve exposição de vídeos da fauna, demonstração da brigada do ICMBio, apresentação das maquetes do Parque, trilhas e slackline.

“Acho muito importante que as pessoas que trabalham aqui e têm um conhecimento maior sobre o Parque, que repassem essas informações para as crianças, de forma que elas possam entender que há muitas atividades a se fazer por aqui”, relata a visitante Edimirce da Luz Silva, que trouxe o neto, Davi, de sete anos. Edimirce é frequentadora assídua do Parque e lá participa de grupos de ginástica. “Eu já fui na minicachoeira que tem lá embaixo. Gosto muito de vir aqui e ver o que eu aprendo na escola. Também é um lugar onde fiz muitos amigos”, conta Davi, se referindo à Trilha Cristal d’Água, uma das atrações disponíveis no Parque para todas as idades.

Segundo Helena, a ideia é fazer mais edições do Projeto ao longo do ano. “O Parque é uma unidade de conservação que abriga uma represa que fornece água para a Capital, que abriga a nossa fauna e flora, nós temos um centro de educação ambiental, nem todo mundo sabe disso. O Parque Nacional é muito mais que somente as piscinas de Água Mineral”, completa a voluntária.

 

 

 

Comunicação ICMBio

[email protected]