Oceanos

Pesquisadores registram canto raro de baleia no litoral do Espírito Santo

12 de abril de 2023

Música em baleiês” pode revelar nova forma de comunicação entre as baleias e inspirar a criação artística

Da redação

Baleia que passou na Grande Vitória na temporada reprodutiva de 2022. — Foto: Reprodução/Leonardo Merçon

Baleia que passou na Grande Vitória na temporada reprodutiva de 2022. — Foto: Reprodução/Leonardo Merçon

Um grupo de pesquisadores registrou um canto raro de baleia no litoral do Espírito Santo. A peculiaridade do canto registrado é que ele é bastante complexo e pode ser considerado uma forma de música, com variações e padrões melódicos.

A pesquisa foi realizada por uma equipe do Projeto Baleia Jubarte, que monitora e estuda a população de baleias jubarte que migram para o litoral capixaba todos os anos. Durante o monitoramento, os pesquisadores captaram o canto de uma baleia jubarte fêmea, que apresentou uma variação incomum e muito complexa em relação aos cantos normalmente registrados.

A baleia entoava uma série de sons diferentes, em uma sequência que se assemelha a uma música. Os pesquisadores, então, decidiram chamar essa variação de canto de “música em baleiês”. Segundo a equipe do Projeto Baleia Jubarte, é possível que essa variação seja uma forma de comunicação mais elaborada entre as baleias.

Esse registro é considerado bastante significativo, já que pode ajudar a entender melhor a comunicação entre as baleias e até mesmo a sua cultura. Além disso, o estudo pode auxiliar na proteção desses animais, que são vulneráveis à pesca e à poluição dos oceanos.

A pesquisa também pode servir como inspiração para a música e a arte em geral. O canto das baleias é conhecido por inspirar músicos e artistas de todo o mundo, e a “música em baleiês” pode ser mais uma fonte de inspiração para a criação de obras que celebrem a natureza e a vida marinha.

Em suma, a descoberta da “música em baleiês” é uma importante contribuição para o estudo das baleias e da vida marinha. Além disso, essa descoberta pode inspirar a criação artística e ajudar na conscientização sobre a importância da preservação dos oceanos e da biodiversidade marinha.