Há 34 anos
1 de maio de 20231989 – 2023
GARIMPEIROS: POLUIÇÃO EM MT E RORAIMA
O mercúrio é tradicionalmente usado para separar e extrair o ouro de rochas ou da areia porque adere ao ouro formando um amálgama. Posteriormente este amálgama é aquecido. Com o calor, o mercúrio evapora e resta o ouro. O mercúrio se acumula nos sedimentos do rio, que contamina a água, as plantas e os peixes, que consequentemente é ingerido pelo ser humano, que também passa a acumular o metal tóxico. Garimpeiros são flagrados, em Mato Grosso, com 170 gramas de pasta de cocaína, além de porte ilegal de armas.
Garimpeiros são flagrados, em Mato Grosso, com 170 gramas de pasta de cocaína, além de porte ilegal de armas.
O fato ocorreu em batida policial realizada em garimpos nos rios Teles Pires e Peixoto de Azevedo, onde foram encontradas também 200 dragas escariantes, proibidas por lei. Até agora os garimpeiros se destacavam por serem os maiores predadores do meio ambiente e por envenenarem os rios com mercúrio, provocando a morte ou o acúmulo desse metal em peixes e vegetais. Assim, todo homem que ingere pescado ou outro alimento contaminado com mercúrio, pode morrer ou contrair graves distúrbios e doenças, a longo prazo, inclusive câncer. Além de tudo isso, agora há uma novidade: o uso de pasta de cocaína, não se sabe ainda se para o consumo ou se para tráfico.
GARIMPEIROS EM RORAIMA
Além de Mato Grosso, não menos graves foram os fatos ocorridos recentemente em Roraima. Para pressionar o governo Federal a voltar atrás na sua disposição de fazer cumprir a lei, retirar os garimpeiros de áreas indígenas, proteger as terras e águas de Roraima e evitar incômodos à população da vizinha Venezuela, país que cuida da saúde de seus cidadãos, os garimpeiros, reunidos no centro de Boa Vista, incitaram a invasão do Palácio Episcopal e dos Correios, num claro desafio à ordem pública e à propriedade, privada e pública. O governador Romero Jucá – sempre apoiando os garimpeiros e de olho em sua candidatura ao Senado – anunciou, na ocasião, a liberação dos garimpos interditados poucos dias antes pela Polícia Federal, inclusive de pistas de aviação. Muitas destas são clandestinas e ilegais, afrontando a Aeronáutica brasileira, por não possuírem registro no Ministério da Aeronáutica e não oferecerem condições de segurança. E para completar o quadro, o presidente do Sindicato dos Garimpeiros de Roraima, José Teixeira Peixoto, foi preso, acusado de ter mandado matar um policial que investigava as inúmeras irregularidades e crimes praticados pelos garimpeiros.
HÁ 34 ANOS
1989 – 2023
FOLHA DO MEIO