PEIXE-BOI
1 de maio de 2023As três espécies de peixe-boi que estão na lista dos animais em extinção.
Peixe-boi é um animal aquático que está mais para boi do que para peixe. Esse mamífero vive em águas rasas da costa oceânica e em rios e lagos tanto da África como da América, incluindo o Brasil. Existem três espécies de peixes-boi. No mundo existem três espécies de peixes-bois. O peixe-boi-africano (Trichechus senegalensis), o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) e o peixe-boi-amazônico (Trichechus inunguis). Esses dois últimos são encontrados no Brasil.
Os peixes-bois também são chamados de vacas-marinhas, manatins ou lamantins e constituem uma designação comum aos mamíferos aquáticos, sirênios, como os dugongos, mas da família dos triquequídeos. Possuem um grande corpo arredondado, com aspecto semelhante ao das morsas.
AS TRÊS ESPÉCIES
As três espécies de peixe-boi estão na lista dos animais em extinção. Tanto o peixe-boi-marinho como o peixe-boi-amazônico e o peixe-boi-africano estão perdendo seu habitat, devido à caça ilegal para abastecer o tráfico e também devido à poluição e ocupação das margens de rios e das áreas costeiras. Os peixes-bois estão classificados como vulneráveis na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção da International Union for Conservation of Nature (IUCN) por serem caçados indiscriminadamente. São animais dóceis e sua carne, gordura e couro são muito cobiçados.
Em Alagoas, o peixe-boi é encontrado no litoral, especialmente na foz do Rio São Francisco, que é considerado um dos principais locais de reprodução da espécie.
PEIXE-BOI-MARINHO: O peixe-boi-marinho é encontrado na região costeira da América, onde surge desde a Flórida até o litoral brasileiro. Além disso, é frequente a presença desses animais em porções de rios localizados próximos ao mar. O peixe-boi-marinho pode atingir 4 metros de comprimento e pesar cerca de 600 quilos. Ele possui pele grossa e enrugada, de coloração cinza claro e com pelos espalhados pelo corpo. Outra característica interessante desse animal é a presença de unhas nas nadadeiras peitorais. O período de gestação varia de 12 meses a 14 meses, com intervalo de três a quatro anos entre os partos. A expectativa de vida pode chegar a 60 anos.
Um filhote de peixe-boi amazônico foi localizado por uma família de ribeirinho sem Melgaço, Ilha do Marajó. O filhote foi resgatado e é acompanhado por técnicos do Ibama, da Emater e da ONG Instituto Bicho D´água.
PEIXE-BOI-AMAZÔNICO: Para os biólogos, essa espécie ocorre apenas em água doce da bacia amazônica. Ele é menor que as outras espécies e pode atingir aproximadamente 3 metros de comprimento e pesar cerca de 480 quilos. Diferentemente do peixe-boi-marinho, sua coloração varia do cinza escuro ao preto, com manchas brancas ou rosadas na região do abdômen e do peito. Além da presença de manchas, diferencia-se do peixe-boi-marinho por não apresentar unhas na nadadeira peitoral. Essa espécie tem ainda cerdas curtas e grossas na região do queixo e dos lábios, estruturas que apresentam função sensitiva. Sua reprodução está ligada ao período de chuvas, e a cópula e os nascimentos ocorrem nos meses em que a água dos rios começa a subir e a vegetação é abundante para garantir a saúde das fêmeas durante a gestação e a lactação. Cada gestação dura, em média, um ano, e a fêmea dá a luz a um filhote.
PEIXE-BOI-AFRICANO: Essa espécie é encontrada nas costas da África e também em rios e lagos dessas regiões. É uma espécie pouco estudada e frequentemente é alvo de caçadores.
PEIXE-BOI:
CURIOSIDADES SOBRE O AMAZÔNICO
- Existem diversas experiências e iniciativas para criação do peixe-boi da Amazônia em cativeiro. Isso possibilita que a espécie não desapareça. Em 1998, nasceu em Manaus, o primeiro filhote de peixe-boi em cativeiro.
- O peixe-boi da Amazônia pode passar até oito horas por dia comendo e chega a consumir 10% de seu peso em um único dia. Quando o peixe-boi não está se alimentando, provavelmente, estará dormindo. Ele pode passar metade do seu dia dormindo dentro da água.
- No passado, a caça do peixe-boi foi motivada pela sua carne e couro. O seu couro, de alta resistência, era usado na confecção de polias, mangueiras e correias para indústrias.