CIÊNCIA

Primeiros casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade são registrados no Brasil

17 de maio de 2023

Orientações foram emitidas à população para evitar o aumento de casos no país

ICMBio

AVE_Sula leucogaster_Atobá_Leonardo Flach.png

Atobá-pardo, uma das espécies em que foi detectado o caso de influenza aviária – Foto: Leonardo Flach

OBrasil confirmou, nesta segunda-feira (15), os primeiros casos de gripe aviária relacionados ao vírus Influenza H5N1. Os registros ocorreram em três exemplares de aves marinhas encontradas no Espírito Santo, sendo dois trinta-réis-de-bando e um atobá-pardo. Para evitar o aumento de notificações, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) emitiu uma série de orientações à sociedade brasileira.

As informações sobre prevenção e vigilância podem ser encontradas no material Diálogos para Prevenção da Influenza Aviária produzido pelo MAPA, que é responsável por centralizar e emitir normas à população nesses casos. Todas as orientações visam minimizar a preocupação com o aumento de ocorrências e os efeitos que a contaminação pode oferecer às populações de aves silvestres e domésticas.

A doença viral aviária é altamente contagiosa e afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres e, ocasionalmente, mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos, bem como o homem. Assim, é importante que a população fique atenta aos sinais e, se houver alguma ocorrência, o serviço veterinário oficial local deverá ser informado imediatamente.

Para mais informações, acesse aqui.

 

 

*Com informações do MAPA

 

 

Comunicação ICMBio

[email protected]