No Dia do Meio Ambiente, Paraíba ganha primeiro Parque Nacional
6 de junho de 2023Governo brasileiro não criava novas unidades de conservação desde 2018
OPresidente Luís Inácio Lula da Silva assinou hoje (05), dia do Meio Ambiente, a criação de mais uma unidade de conservação. Além disso, o presidente ampliou uma reserva extrativista, fortalecendo ainda mais a proteção da biodiversidade. Esta é a primeira vez, desde 2018, que o Brasil cria e amplia novas áreas protegidas.
Lula destacou em seu discurso que a criação de novas áreas protegidas faz parte das inúmeras medidas do Governo para fazer com que o Brasil volte a ocupar o papel de protagonismo no meio ambiente.
A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também exaltou as entregas já realizadas e anunciou as medidas do governo para combater o desmatamento na Amazônia e no Cerrado; o reestabelecimento do Comitê Interministerial sobre a Mudança do Clima; medidas de promoção à economia de baixo carbono, dentre outras.
“Elevar a proteção socioambiental e a questão da mudança do clima à questão estratégica do Governo vai além de uma questão ética”, disse a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
“Esses Decretos há tempos eram aguardados. Especialmente para o povo paraibano, o novo parque é a garantia de que toda a população será beneficiada, por meio de várias oportunidades que se abrem. E também a certeza de que uma parcela do ambiente natural da Caatinga encontra-se protegida”, comemora o presidente do ICMBio, Mauro Pires. “As unidades de conservação são conquistas da sociedade brasileira e pertencem a todos nós. Com a criação dessas novas áreas, é mais um compromisso em prol da vida”, acrescenta.
Conheça as áreas criadas e ampliadas:
Parque Nacional da Serra do Teixeira
O Parque Nacional da Serra do Teixeira é o primeiro da categoria na Paraíba. Com uma área de 61.158 hectares, a unidade fica na Caatinga, numa formação montanhosa e leva o nome do explorador Francisco da Costa Teixeira, que visitou a região em 1761.
O ICMBio constatou que a área tem potencial para o turismo ecológico, além de ter uma grande riqueza em flora e fauna, com a presença de espécies ameaçadas como veados, macaco-prego e onça parda.
Resex Chacoaré-Mato Grosso
A Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso, localizada nos municípios de Santarém Novo e São João de Pirabas, ganhou mais de 4 mil hectares. Atualmente, a Resex conta com 700 famílias e, com a ampliação, estima-se que mais 150 famílias possam ser beneficiadas.
Comunicação ICMBio