DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

PLÁSTICOS

1 de junho de 2023

O vilão das águas, o motivo de grandes poluições e da morte dos animais aquáticos.

Silvestre Gorgulho

A ONU e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), apoiados por muitas entidades civis, comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 na República de Côte d’Ivoire em parceria com os Países Baixos. Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam juntamente com governos, empresas, cidades e organizações comunitárias. Este ano, o destaque é buscar as soluções para a poluição plástica. Fique ligado para descobrir como você pode #CombaterAPoluição.

 

No ano passado, com o mote “UMA SÓ TERRA”, o evento destacou a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das nossas escolhas, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes. “Uma Só Terra” foi o lema da Conferência de Estocolmo de 1972, e 50 anos depois, se mantém verdadeiro – este Planeta é nossa única casa e seus recursos finitos devem ser preservados pela humanidade.

LIXO NOS OCEANOS

O plástico e outros descartes estão afetando gravemente a vida selvagem e o meio ambiente. A National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) é enfática: mais de 80% da poluição no oceano são causadas por atividades humanas, como descarte inadequado de lixo e esgoto, uso de fertilizantes e produtos químicos, além de vazamentos de petróleo. A poluição do oceano é um problema crescente que ameaça a biodiversidade marinha, a economia global e a saúde humana.

O impacto da poluição dos oceanos na vida marinha é enorme, pois cerca de 90% das espécies de aves marinhas e tartarugas já consumiram plásticos.

 

O plástico é um dos materiais mais prejudiciais que são encontrados nos oceanos, levando centenas de anos para se decompor completamente. Segundo dados da ONU, a cada ano, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas nos oceanos, causando danos irreversíveis à vida marinha, aos ecossistemas e à saúde humana.

#COMBATER_A_POLUIÇÃO_PLÁSTICA

Neste ano as comemorações são na Costa do Marfim. Em 2022, o governo da Suécia sediou a ESTOCOLMO+50, uma reunião internacional que comemorou o 50º aniversário da Conferência de Estocolmo e acelerou os esforços para cumprir a Agenda de 2030.

DISCUSSÕES E CELEBRAÇÕES

Essas comemorações são oportunidade para o fortalecimento da cooperação e da liderança da comunidade internacional na transição para uma sociedade mais sustentável, conforme a declaração recentemente adotada na comemoração do 75º aniversário da ONU.

A Conferência de 1972 teve como resultado a Declaração de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano, que incluiu várias diretrizes para a governança ambiental global. Outro fruto dessa ocasião foi a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Dia Mundial do Meio Ambiente

 

SOBRE O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O Dia Mundial do Meio Ambiente é o principal meio das Nações Unidas para sensibilizar pessoas e promover a ação mundial em prol do meio ambiente. Celebrado anualmente desde 1974, tornou-se também uma plataforma vital para estimular progressos nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Sob a liderança do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Mais de 150 países participam da comemoração a cada ano. Grandes corporações, organizações não governamentais, comunidades, governos e celebridades de todo o mundo adotam esse marco do Dia Mundial do Meio Ambiente para defender causas ambientais.

Sobre o PNUMA

O Pnuma é o maior porta-voz mundial para questões ambientais. O Programa lidera e incentiva parcerias com foco no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorarem sua a qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.