TIETÊ

RIO TIETÊ

1 de junho de 2023

Onde brota o rio nasceu o Parque das Nascentes e a vida começa ainda longe do ritmo frenético da cidade de São Paulo.

Silvestre Gorgulho

 

Longe do ritmo frenético da cidade de São Paulo, o Parque das Nascentes protege o local onde nasce o maior paulista dos rios: o Tietê. O Parque está localizado em Salesópolis, no Alto Tietê, em meio a uma paisagem abraçada pela Mata Atlântica, lar de animais como jaguatiricas, tatus, cobras, veados e mais de 70 espécies diferentes de pássaros. O local conta com 1,34 milhão de metros quadrados, vista para nascente e um espelho d’água onde os frequentadores podem beber a água do rio direto de sua nascente.

 

O NOME TIETÊ

O Rio Tietê era conhecido como Rio Anhembi, que em tupi guarani significava Rio das Anhumas (ave típica da região do Tietê), só mais tarde os bandeirantes o denominaram Tietê, assim chamado pelos índios habitantes dessa região.

Tietê, topônimo de origem indígena que significa: ti – rio e ete – grande, fundo, verdadeiro, ou seja, rio grande ou verdadeiro

 

O Tietê é um curso d’água atípico. Embora sua nascente se localize na Serra do Mar, a apenas 22 quilômetros do oceano, ele corre para o interior por mais 1.100 quilômetros, até desaguar no rio Paraná, em Itapura, após banhar 62 municípios paulistas.

 

O curso do rio Tietê é de 1.100 quilômetros e atravessa praticamente todo o Estado de São Paulo, de leste a oeste.

 

Essa característica, que o distingue dos demais rios brasileiros, fez do Tietê a primeira rota de penetração para o interior do continente, já no início do século 16, usada por aventureiros que desbravaram os sertões, fundando povoados ao longo de suas margens.

A descoberta da nascente do Tietê se deu durante uma expedição da Sociedade Geográfica Brasileira para comemorar do 4º centenário de São Paulo, em 1954.

A área, uma chácara de propriedade particular, encontrava-se devastada, fruto do corte da madeira para a fabricação do carvão e, posteriormente, para o uso da pecuária, com pastagens.

A nascente foi tombada em 21 de fevereiro de 1990 e tem sua vegetação natural retomada gradativamente.

 

 

 

DADOS GERAIS SOBRE O RIO TIETÊ

COMPRIMENTO: 1.100 km e atravessa São Paulo de leste a oeste.

NASCENTE: Salesópolis – SP.

Altitude da nascente: 1.030 metros.

FOZ: O rio Tietê percorre 1.100 quilômetros até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul.

AFLUENTES PRINCIPAIS: rio Piracicaba, rio Jacaré-Pepira e rio Sorocaba.

BACIA HIDROGRÁFICA: O rio Tietê banha 62 municípios ribeirinhos e sua bacia compreende seis sub-bacias hidrográficas: Alto Tietê, onde está inserida a região metropolitana de São Paulo; Piracicaba; Sorocaba/Médio Tietê; Tietê/Jacaré; Tietê/Batalha e Baixo Tietê. Sua bacia é inteiramente paulista.

 

PROBLEMAS AMBIENTAIS NO RIO TIETÊ

Os problemas ambientais ligados a um dos principais rios do estado de São Paulo têm relação direta com a cidade e sua superpopulação. O rio recebe grande volume de esgoto industrial na cidade de Mogi das Cruzes, a 45 km da nascente, além do que recebe da megalópole nacional (São Paulo), com o despejo de dejetos industriais e urbanos em seu curso na região metropolitana paulista.”