Corredores Ecológicos 2

CORREDORES ECOLÓGICOS NO RS

1 de agosto de 2023

Oito Parques e APAs gaúchas já têm planos de manejo com corredores ecológicos.

 

No Rio Grande do Sul, alguns corredores já foram estabelecidos e reconhecidos nos Planos de Manejo das Unidades de Conservação. Além deles, houve o reconhecimento do Corredor Ecológico da Quarta Colônia. Conheça um pouco mais dessas iniciativas.

 

O Parque Estadual Delta do Jacuí é uma Unidade de Conservação de proteção integral que foi criada em 1976, abrangendo áreas dos atuais municípios de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Triunfo, Charqueadas e Eldorado do Sul, sob a justificativa de manter uma área verde próxima à parte mais urbanizada do Rio Grande do Sul.

 

CORREDORES DA APA E PARQUE ESTADUAL DELTA DO JACUÍ – O Plano de Manejo da APA Delta do Jacuí (Portaria SEMA nº20 de 22 de fevereiro de 2017) afirma que a APA (e o Parque) atua como um grande corredor de biodiversidade, propiciando a interligação entre as florestas ciliares dos rios da região.

CORREDORES DO PARQUE ESTADUAL DE ITAPEVA – O Plano de Manejo do Parque Estadual de Itapeva, homologado pela Portaria SEMA nº 55 de 22 de novembro de 2007, estabelece o Corredor da Lagoa do Forno, definindo-o como “fundamental para a conexão entre os fragmentos de mata paludosa e banhados …

 

 

Contíguo à cidade de Torres, o Parque Estadual de Itapeva tem como principais objetivos proteger ecossistemas e espécies da fauna e flora raros e ou ameaçados, e promover atividades de pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

 

 

CORREDORES DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA ESTADUAL DE ARATINGA – O Plano de Manejo da EEE Aratinga (Portaria SEMA Nº 91 de 11 de dezembro de 2008) estabelece dois corredores ecológicos: – Corredor Aratinga-Faxinalzinho, liga a Estação Ecológica ao Parque Nacional da Serra Geral, se constitui de áreas de florestas …

 

CORREDORES DO PARQUE ESTADUAL DO TAINHAS – O Plano de Manejo da EEE Aratinga (Portaria SEMA Nº 91 de 11 de dezembro de 2008) estabelece dois corredores ecológicos: – Corredor Aratinga- Faxinalzinho, liga a Estação Ecológica ao Parque Nacional da Serra Geral, se constitui de áreas de florestas …

CORREDORES DA RESERVA BIOLÓGICA DA SERRA GERAL – O Plano de Manejo da EEE Aratinga (Portaria SEMA Nº 91 de 11 de dezembro de 2008) estabelece dois corredores ecológicos: – Corredor Aratinga- Faxinalzinho, liga a Estação Ecológica ao Parque Nacional da Serra Geral, se constitui de áreas de florestas …

 

 

A Área de Proteção Ambiental Rota do Sol está inserida na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e apresenta 71% de sua área preservada. Uma das suas principais funções é servir de zona de amortecimento para a Estação Ecológica Estadual Aratinga e de corredor ecológico entre o Parque Nacional da Serra Geral e a Reserva Biológica da Serra Geral. Ela está abrange os municípios de Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Itati e Três Forquilhas.

 

CORREDORES DA APA ROTA DO SOL – Uma das principais funções da APA Rota do Sol é servir de zona de amortecimento e corredor ecológico entre as unidades de conservação da Estação Ecológica Estadual de Aratinga (EEEA), Parque Nacional da Serra Geral e Reserva Biológica da Serra Geral.

 

CORREDOR ECOLÓGICO DA QUARTA COLÔNIA – O Corredor Ecológico da Quarta Colônia foi planejado com o propósito de promover a conservação da biodiversidade por meio de estratégias de gestão territorial que mantenham ou recuperem processos ecológicos, especialmente o fluxo gênico e de organismos vivos.

 

CORREDORES DA APA DO BANHADO GRANDE – O Plano de Manejo da APA do Banhado Grande (Portaria SEMA N° 181, de 05 de outubro de 2021) estabeleceu um corredor para promover a manutenção e a recuperação do fluxo dos indivíduos de cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), espécie criticamente em extinção.