CÂNCER DE MAMA E CANOAGEM 3

DEPOIMENTOS DE QUEM ESTUDA E SABE DE CANOAGEM

1 de agosto de 2023

Marcelo Bosi e Marcus Lopes Gomes – instrutores e atletas de ponta – falam sobre o projeto Canomama e a importância da do esporte para manutenção e recuperação da saúde.

Grupo de mulheres sobreviventes do câncer de mama de Brasília, integrantes de Canomama, num dia de exercícios no Lago Paranoá, com Marcus Lopes Gomes, atleta de ponta e instrutor de canoagem.

 

 

MARCELO BOSI – DEPOIMENTO

Marcelo Bosi, empresário, instrutor e atleta de canoagem, 48 anos, fundador da escola Alma Azul Academy, que tem bases de canoagem no Lago Norte e na Katanka, em Brasília, e no Rancho do Kite, na praia cearense do Preá, ao lado de Jericoacoara. Marcelo foi o primeiro instrutor de canoagem da atleta Larissa Lima. Marcelo Bosi é pioneiro na canoagem no Brasil e tem uma história de sucesso no esporte, competindo há duas décadas e conquistando títulos nacionais, sul-americanos e mundiais.

Bosi começou a remar com oito anos de idade, no Lago Paranoá, em Brasília, quando seu pai mudou para uma casa no bairro Lago Norte e comprou um caiaque de turismo.  Quando completou o segundo grau, Bosi foi viver em Seattle, Washington, nos Estados Unidos. A região tem uma forte cultura de travessias em caiaque oceânico e Bosi começou a fazer expedições e viu pela primeira vez canoas havaianas, de uma comunidade tradicional, que vivia na região.

Ao retornar ao Brasil, Marcelo Bosi continuou a fazer expedições pelo litoral e também em lagos, foi quando resolveu montar uma empresa de turismo de caiaque e foi incentivado a importar canoas havaianas para Brasília, em 2003, com o propósito de conectar as pessoas com uma atividade lúdica com a água e que é ancestral.

Em 2020, Marcelo Bosi viajou 30 dias na Antártica, dos quais nove de canoa, uma V3, revivendo o mito polínésio do ano 650. Bosi acompanhou a expedição do fotógrafo João Paulo Barbosa, que viajou à Antártica a bordo do veleiro Kotik. Essa história foi contada pela www.folhadomeio.com.br  (fevereiro de 2023).

 

DEPOIMENTO DE BOSI

Sobre a prática da canoagem para mulheres sobreviventes do câncer de mama, Bosi dá o seguinte depoimento à Folha do Meio Ambiente:

“São inúmeros os benefícios da canoagem para qualquer pessoa, tanto físico, como mental. Para as mulheres que tiveram câncer de mama é ainda mais especial, tudo comprovado pelo médico canadense Donald Mckenzie, que fez o estudo com mulheres que remavam o Dragon Boat e confirmou que o exercício evitava novos linfedemas. Além disso, a socialização ajuda muito na autoestima, na troca de informações e de experiências entre elas. Esse médico desmistificou muita coisa, porque alguns médicos diziam que as mulheres não podem nem carregar uma bolsa do lado onde houve tratamento ou cirurgia. Ao contrário, o movimento da remada ajuda na mobilidade do ombro e do braço. O trabalho pioneiro da Larissa Lima foi um grande estímulo para as outras mulheres”.

MARCUS LOPES GOMES – DEPOIMENTO

Marcus Lopes Gomes, em pé, é o criador da unidade em Brasília, que funciona na ASCADE, e o orientador das mulheres do Canomama. (Fotto: Marcia Turcato)

Marcus Lopes Gomes, atleta de ponta, instrutor de canoagem, 35 anos, faz parte da equipe da CPP Extreme desde a sua fundação em 2012, em Vitória (Espírito Santo). Em 2017, criou uma unidade em Brasília, que funciona no Clube Ascade. Na base de Brasília ele conta com o suporte dos sócios Gabriela Speziali, jornalista, responsável pela gestão financeira e operacional da CPP Extreme, e de Tiago Souza, atleta, fotógrafo, mergulhador profissional e responsável pela logística, relações institucionais e conteúdo das redes sociais da base. Gomes é o capitão do time da CPP Extreme e orientador das mulheres da Canomama na canoa polinésia e também no Dragon Boat.

DEPOIMENTO DE MARCUS GOMES

“A canoa é uma atividade que permite atenção plena no movimento e que proporciona um esvaziamento das preocupações mentais. O fato do esporte ser praticado na natureza, de trabalhar a respiração e de combinar movimentos leves e intensos, faz com que a remadora sinta um grande relaxamento e vivencie momentos de contemplação. A canoagem é uma prática completa que trabalha a potência e a estabilização e usa grandes grupos musculares, como o core, abdômen, perna, glúteo e braços. Quem pratica regularmente a canoagem percebe uma melhora no condicionamento físico, na resistência, na força e também na postura. É um esporte que promove contentamento e ajuda a prevenir e a combater sintomas de ansiedade, depressão e estresse. E é essa a experiência positiva que as mulheres da Canomama vivenciam na prática”.

PARA SABER MAIS

@canomama_time

@cppextremebsb

@remadorasrosadobrasil

@almaazulacademy