Brasil

Missão humanitária brasileira retorna do Canadá

24 de agosto de 2023

Encerramento da missão foi marcado por uma cerimônia de boas-vindas no Palácio Itamaraty

ICMBio

3P5A8682 PRINCIPAL.jpg

– Foto: Rebeca Hoefler

Após 30 dias de trabalho, a missão humanitária do Governo Federal que apoiou os esforços de combate aos incêndios florestais no Canadá, concluiu suas operações com êxito. Os brigadistas retornaram ao Brasil na manhã desta quarta-feira (23) e o encerramento da missão foi marcado por uma cerimônia de boas-vindas realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília. 

A ocasião contou com a presença da ministra substituta das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha, que fez questão de destacar a importância da colaboração internacional em momentos de crise ambiental. 

Foto: Rebeca Hoefler 

Os brigadistas foram recebidos por seus familiares e autoridades de seus respectivos órgãos. Do ICMBio, estiveram presentes a Diretora de Criação e Manejo de Unidades de Conservação, Iara Vasco, e o Coordenador de Manejo Integrado do Fogo, João Paulo Morita. 

“É uma alegria imensa compartilhar com eles esse momento de celebração de um retorno feliz, sem danos e com uma bagagem desse aprendizado. Viva eles!”, contou a diretora. 

Como parte da missão, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) contribuiu com 15 brigadistas e mais 5 servidores para a formação da delegação brasileira, composta por 104 pessoas. 

Os resultados dessa missão de cooperação humanitária reforçam os laços entre o Brasil e o Canadá, demonstrando a solidariedade e a capacidade de ação conjunta entre as nações em prol do meio ambiente. 

 

Incêndios no Canadá 

O Canadá enfrenta uma das piores temporadas de fogo dos últimos anos. O país já registrou mais de 5 mil incêndios desde o início deste ano, atingindo milhões de hectares. Com esse cenário, o governo do país solicitou o apoio do governo brasileiro. 

Determinada pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em resposta ao pedido do governo canadense, a missão humanitária brasileira foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE). 

Integraram a missão profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ambos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR); Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); e as corporações de bombeiros militares de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal. 

Comunicação ICMBio

[email protected]