Curso inédito, de 11 e 26 de setembro, aborda criação e gestão de unidades de conservação municipais
1 de setembro de 2023O ambiente urbano não para de crescer. Está sempre buscando novos espaços e invadindo as áreas verdes, campos e florestas. Loteamentos e expansões surgem em terrenos onde antes estavam maciços paisagísticos ou até mesmo áreas que deveriam ser protegidas.
De fundamental importância dentro da urbe, espaços considerados verdes desaparecem sem nem percebermos. Uma árvore que é cortada e deixa de gerar sombra e paisagem é um exemplo de como a cidade aos poucos vem se sobrepondo aos espaços verdes.
Esses espaços tão necessários ajudam a manter fontes de água, regulagem do clima e ainda são utilizados como locais para o lazer e turismo. Portanto, um ótimo negócio para os municípios.
Dentro desse tema ambiental, é preciso que os setores público e privado se unam para juntos manter locais considerados saudáveis nas cidades. Para tanto, é necessário também o aprimoramento em uma pauta tão ampla.
Dentro do tema ambiental há possibilidades infinitas. Uma dessas é se aprimorar. Assim surgiu o curso “Como criar e gerir unidades de conservação municipais”.
Nesse curso, os profissionais da área ambiental nos setores público e privado, membros de organizações não governamentais, profissionais liberais, pesquisadores e gestores municipais podem ser capacitados dentro da legislação e de como atuar em Unidades de Conservação.
“Todas as UCs são estratégicas para conservação da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Mas acontece que o mundo está cada vez mais urbano. Nesse contexto, as unidades de conservação urbanas desempenham um papel pedagógico fundamental no sentido de ter a comunidade aliada na defesa do meio ambiente”.
MIGUEL VON BEHR
QUEM É MIGUEL VON BEHR
Em sua 19ª edição, o curso, ministrado por Miguel von Behr.
Profissional respeitado na área ambiental, von Behr é fotógrafo, arquiteto e urbanista. Também Mestre em Planejamento Urbano e Regional com 33 anos de experiência em criação e gestão de diversas categorias de unidades conservação federais em várias regiões do Brasil. Tem vários livros publicados sobre o Jalapão, Chapada dos Veadeiros, Quixadá,
O curso acontecerá entre os dias 11 e 26 de setembro.
Miguel von Behr explica que tem uma equipe experiente e o curso uma carga horária de 30 horas. Já foram capacitadas mais de 500 pessoas, dentre eles uma grande quantidade de servidores municipais, inclusive com resultado concreto de criação de unidade de conservação municipal, com base no trabalho prático do curso.
Mesclado com temas teóricos/conceituais e exemplos práticos de unidades de conservação, o curso está dividido em módulos que abordam temas como história das unidades de conservação, aspectos legais e jurídicos, gestão participativa (planos de manejo e conselhos gestores), desafios de gestão e fontes de recursos para projetos relacionados com unidades de conservação.
Durante o curso, os participantes apresentam trabalhos práticos, com base nos critérios apresentados e discutidos, além de proposta de uma área com potencial para criação de uma unidade de conservação no seu município.
No final, há sempre uma LIVE com especialistas.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Para participar o aluno deverá ter no mínimo 18 anos, escolaridade mínima ensino médio completo ou cursando. Além disso, o candidato deve ter um computador com acesso à internet para assistir as aulas online e apresentar o trabalho final.
O curso também pode ser ofertado por ONGs ou prefeituras aos seus colaboradores como forma de capacitar seus integrantes. Dependendo do número de inscritos, há a possibilidade de desconto para grupos.
O curso “como criar e gerir unidades de conservação municipais” acontece em dois formatos, presencial e online.
MIGUEL VON BEHR – ENTREVISTA
FOLHA DO MEIO – Qual a importância desses parques urbanos?
Miguel von Behr – As pequenas unidades em áreas urbanizadas permitem a visitação pública e esta é uma forma de educação e conscientização. E uma estratégia para alcançarmos o apoio da sociedade para a conservação. É necessário estimular cada vez mais a visitação das pessoas para conhecerem e desfrutarem corretamente as unidades de conservação urbanas. Isso sem mencionar o fato de que na grande maioria das vezes, unidades próximas às cidades protegem os mananciais que suprem as cidades com água potável.
FMA – Apenas você administra o curso ou é uma equipe?
Miguel – Trabalhamos com uma equipe pequena, mas muito focada e especializada.
FMA – Que equipamento o candidato ao curso tem que ter?
Miguel – Boa vontade, interesse em lidar com a natureza e qualquer computador com acesso à internet.
FMA – Qual o grau de escolaridade?
Miguel – É relativo. Há pessoas com pouca escolaridade e muita experiência em lidar com a natureza. Apenas tem que ser maior de 18 anos.
FMA – ONG ou prefeitura pode organizar interessados para fazer o curso em grupos?
Miguel – Com toda certeza. E dependendo da quantidade de interessados, poderá haver desconto, tanto neste curso aberto ao público como um curso exclusivo.
FMA – Há possibilidade de aulas presenciais?
Miguel – As aulas presenciais são mais dinâmicas e trazem melhor aproveitamento. Eu até prefiro. Mas o curso pode ser presencial, pode ser hibrido e pode ser apenas virtual.
MAIS INFORMAÇÕES
Nesta 19ª edição do curso vai de 11 e 26 de setembro e será online. Inscrições e mais informações sobre a capacitação em:
https://www.sympla.com.br/como-criar-e-gerir-unidades-de-conservacao-municipais__2121764