Ibama discute impactos de agrotóxicos em evento internacional
22 de setembro de 2023Cinco servidores representaram o Instituto em 15ª Reunião Bienal da Setac América Latina
Montevidéu (21/09/2023) – Servidores do Ibama participaram nesta semana da 15ª Reunião Bienal da Sociedade de Toxicologia e Química Ambiental (Setac) América Latina, em Montevidéu, no Uruguai, maior encontro mundial sobre ecotoxicologia e química. Após convite dos organizadores em composição de programação do evento, a equipe do Ibama submeteu projetos e trabalhos à Setac América Latina, com foco nos impactos associados ao uso de agrotóxicos em diferentes organismos (de solo até aves e mamíferos).
“A troca de experiências e o contato com especialistas de outros países são essenciais. Essa capacitação fortalece muito a equipe técnica do Ibama especializada na avaliação ambiental de agrotóxicos”, destacou a diretora de Qualidade Ambiental substituta do Ibama, Rosangela Muniz.
A Sociedade de Toxicologia e Química Ambiental (Setac) é uma organização profissional mundial sem fins lucrativos. A reunião promovida pela organização acontece uma vez a cada dois anos. Esta é a primeira vez que o Ibama participa de edição na América do Sul, mas o evento também acontece em outros continentes como África, América do Norte e Europa.
O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diversas disciplinas, incluindo toxicologia, química ambiental, ecologia, ecotoxicologia, engenharia ambiental e outras áreas relacionadas. A organização facilita o diálogo e a colaboração entre esses especialistas para abordar questões ambientais complexas e promover práticas sustentáveis. Ao final dos encontros, os trabalhos são divulgados no site da Setac.
Empenho
Foram meses de dedicação ao projeto. Cinco servidores compuseram o grupo, sendo que três deles foram aprovados no último concurso público do Ibama, realizado em 2021. “Os novos servidores tiveram a oportunidade de uma primeira experiência em eventos científicos da área, o que contribuiu para a sua capacitação”, destacou a coordenadora de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos, seus Componentes e Afins, Carla Pozzi, uma das participantes.
A servidora explica que os dados apresentados nos trabalhos foram gerados ao longo de meses, no âmbito do projeto Ibama/FDD: Implementação da Avaliação de Risco Ambiental. “Os dados apresentados no evento resultaram em um grande marco para a Coordenação-Geral de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas (CGAsq), sob a ótica técnico-científica”, apontou Pozzi.
Em novembro, outra equipe do Ibama irá participar de edição da Setac na América do Norte.
Assessoria de Comunicação do Ibama
[email protected]
61 3316-1015