ação defensiva

Ibama no Espírito Santo orienta produtores rurais sobre como proteger rebanhos de onças pintadas

7 de setembro de 2023

O Ibama no Espírito Santo (ES) promoveu oficinas de educação ambiental para mitigar a ação defensiva por parte de pequenos pecuaristas

Ibama

2023-09-06_Vistoria_Tecnica_Candura_Ibama.jpg

Brasília (06/09/2023) – O Ibama no Espírito Santo (ES) promoveu oficinas de educação ambiental para mitigar a ação defensiva por parte de pequenos pecuaristas contra os grandes felinos da região. A ação envolveu instituições de governo e proprietários rurais do entorno da Unidade de Conservação Monumento Natural Serra das Torres, administrada pelo órgão estadual de meio ambiente do Espírito Santo (IEMA). A região abrange parte dos municípios de Atílio Vivacqua (ES), Mimoso do Sul (ES) e Muqui (ES).

2023-09-06_Oficina_Muqui_Ibama.jpgO objetivo das oficinas foi capacitar os agentes públicos como multiplicadores do conteúdo apresentado. Os participantes foram orientados sobre as características comportamentais dos grandes felinos silvestres e sobre o que deve e o que não deve ser feito para evitar possíveis ataques a seres humanos. Foram apresentadas, também, técnicas e adaptações no sistema produtivo para diminuir a frequência das interações predatórias dos animais sobre as criações: confinamento noturno dos rebanhos (curral); evitar a utilização de pastagens na borda de fragmentos de florestas e levar o rebanho próximo a cursos d’água dentro de fragmentos florestais; a instalação de cercamento eletrificado e de iluminação; utilização de pulsos luminosos e sonoros; dentre outras medidas.

A principal dificuldade para se estabelecer um bom convívio entre grandes felinos silvestres e seres humanos é causada pela própria presença do homem, uma vez que o desmatamento de áreas florestais e a caça provocam, respectivamente, a perda de habitat e a escassez de presas naturais.

2023-09-06_Vistoria_Tecnica3_Candura_Ibama.jpgA atividade contou com a participação de representantes da prefeitura de Muqui, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do IEMA, assim como, de produtores rurais e comunitários das localidades de São José das Torres (Mimoso do Sul), Moitão do Sul (Atílio Vivacqua) e Fortaleza (Muqui).

Assessoria de Comunicação do Ibama
[email protected]
61 3316-1015