Brasília

ICMBio participa do X Encontro e Feira dos Povos do Cerrado em Brasília

14 de setembro de 2023

Evento promove troca de experiências na defesa do bioma e de seus povos; tema deste ano é Conexão de Povos, Culturas e biomas

ICMBio

523fb199-7c14-4167-b0fc-7dd580848fda.png

– Foto: Quilombolas e indígenas, entre outras comunidades, estarão presente para defender o Cerrado – Foto: Rede Cerrado

O Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, e outros representantes do órgão participam entre 14 e 16/09 do X Encontro e Feira dos Povos do Cerrado em Brasília (DF).

O evento, que acontece desde 2001, tem o objetivo de promover a troca de experiências na defesa do bioma e dos seus povos, integrando a sociedade civil, governos e formadores de opinião. O tema deste ano é Cerrado: Conexão de Povos, Culturas e Biomas.

A abertura oficial do evento será na quinta-feira, dia 14/09, às 16h, com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva.
E contará também com a participação de Katia Torres, diretora de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em UCs (DISAT/ICMBio).

Já o presidente do ICMBio, Mauro Pires, participará no sábado (16/09), às 9h, do encerramento do evento, durante a roda de conversa “Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado no contexto das Unidades de Conservação”.

Segundo Pires, “o encontro é uma ótima ocasião não só para celebrarmos a inestimável riqueza ambiental e social do Cerrado, como também para refletirmos sobre seu futuro, dado o acelerado ritmo do desmatamento e a elevada redução de suas águas”.

Caixa d’ água – Desde que assumiu o Instituto, em maio de 2023, Pires vem alertando para o fato de o Cerrado ser “a nossa caixa d’água’, que garante água para a agricultura e para a vida nas cidades. Mas com o agravamento das condições ambientais, cria-se um círculo vicioso: mais desmatamentos diminuem as chuvas e assoreiam os rios e quanto menos água há maior é a demanda por novas áreas para agropecuária. “Precisamos quebrar este ciclo”, alerta.

Além das mesas de debate, o encontro terá exposições, vendas de produtos locais e apresentações artísticas. Para mais informações sobre o evento:X Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

AGENDA do ICMBio no X Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

14/09 (quinta-feira) 16h – Abertura oficial com a presença de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Katia Torres, diretora de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em UCs (DISAT/ICMBio), entre outras autoridades.

15/09 (sexta-feira) 14h – Mesa redonda: Mosaicos de áreas protegidas: integração entre a gestão ambiental, a cultura e as comunidades locais. Presença de Iara Vasco, diretora de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (DIMAN/ICMBio).

16/09 (sábado) 9h – Roda de conversa: Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado no contexto das Unidades de Conservação. Presença do presidente Mauro Pires (ICMBio), Marcelo Marcelino (DIBio/ICMBio), Alexandre Sampaio (CBC/ICMBio) e Katia Torres (DISAT/ICMBio).

 

ODS Relacionados

 

 

 

 

 

Comunicação ICMBio

comunicacao@icmbio