Limpeza

Mutirão de limpeza aponta para maior conscientização dos frequentadores do Monumento Natural das Ilhas Cagarras

30 de setembro de 2023

Pela primeira vez em mais de dez anos nenhum lixo foi encontrado nas ilhas durante o mutirão realizado pelo Projeto Ilhas do Rio. No mar, equipe de mergulhadores encontrou resíduos de pesca

ICMBio

SITE (5).jpg

 

Limpeza subaquática – Foto: Caio Salles

Pela primeira vez, em mais de dez anos de ações de limpeza realizadas pelo Projeto Ilhas do Rio no Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras) nenhum lixo foi encontrado em terra. Já no mar, um grupo de mergulhadores coordenados pelo ICMBio retirou lixo relacionado à atividade pesqueira. O mutirão, que aconteceu no último dia 23, em homenagem ao Dia Mundial da Limpeza, comemorado anualmente no mês de setembro.  

Para Tatiana Ribeiro, do ICMBIo, a ausência de lixo nas ilhas do MONA Cagarras indica que o trabalho de conscientização que vem sendo feito para a visitação da Unidade de Conservação (UC) está gerando resultado. “Na área terrestre, onde em breve será implementada a trilha da Ilha Comprida, não foram encontrados resíduos nem tampouco sinais de atividade de pesca, o que sinaliza que a comunicação sobre as restrições e as ações de fiscalização vem surtindo efeito para evitar usos indevidos na área terrestre da UC. E isso já é motivo para comemorar!”, diz Tatiana.  

Por outro lado, na coleta subaquática, feita nos arredores da Ilha Redonda, foram encontrados lixo de pesca, como pneus, âncora, rede, linhas, anzóis, garateia e até panelas, entre elas, uma de pressão. “Isso mostra que embarcações que estão nos arredores da UC vem tomando pouco cuidado com seus equipamentos, e a presença desse material no fundo do mar causa danos tanto à vida marinha quanto aos visitantes, mergulhadores, que podem se ferir com objetos como esses”, explica. 

Sobre o projeto

O Ilhas do Rio é um projeto de pesquisa científica e educação ambiental para conservação marinha do litoral brasileiro. O projeto tem como missão subsidiar órgãos tomadores de decisão com dados de pesquisas e monitoramentos de longo prazo, visando a proteção das ilhas do Rio de Janeiro e águas do entorno, assim como conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação ambiental e do uso sustentável de recursos. O projeto tem três pilares de atuação: pesquisa científica aplicada, educação ambiental e comunicação. 

O Projeto Ilhas do Rio é realizado pelo Instituto Mar Adentro sob curadoria técnica do WWF-Brasil, e conta com os mantenedores Associação IEP e JGP, e patrocínio master Credit Suisse. São parceiros institucionais o ICMBio, Museu Nacional/UFRJ, Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Colônia de Pescadores de Copacabana Z13. 

Comunicação ICMBio

[email protected]