NUNCA VAI CHOVER ÁRVORES
1 de setembro de 2023Os 10 Mandamentos para plantar árvores. Quanto mais árvores a gente plantar, mais água também vamos ter. Este é o espírito da preservação.
Sávio Martins, empresário, morador de Três Pontas, tem como objetivo de vida incentivar o plantio de árvores. Ele expressa muito bem a sabedoria mineira: – “Nunca vai chover ipê, pau rosa, goiaba, imbuia, angelim, angico, pitanga ou jabuticaba. Se quisermos mais ipês, imbuia, angelim, goiaba, pitangas e jabuticabas temos que plantar. E quanto mais árvores a gente plantar, mais água também vamos ter. Este é o espírito da preservação.”
OS 10 MOTIVOS PARA PLANTAR ÁRVORES
Sávio Martins lista os 10 mandamentos para não parar de plantar suas árvores:
1 – ELAS AJUDAM A EVITAR ENCHENTES – Pela absorção da água da superfície, elas ajudam a reforçar solos com suas raízes e dispersam o fluxo da água com suas folhas. E ajudam a reduzir a erosão e degradação do solo.
2 – SOMBRA – Nada melhor que descansar sob a sombra de uma árvore.
3 – FAUNA – Quem planta árvores colhe também animais, pássaros e borboletas.
4 – QUALIDADE DO AR – Onde tem árvores, a gente respira melhor. As plantas retiram o gás carbônico da atmosfera, contribuindo também para melhorar a qualidade do ar. Evitam o efeito estufa.
5 – SILÊNCIO – As árvores absorvem ruídos altos, principalmente em ambientes urbanos.
7 – TEMPERATURA- As árvores ajudam a regular a temperatura, deixando o ambiente mais fresco, úmido e oxigenado.
8 – FRUTOS – Ter uma árvore frutífera é ter a garantia de um produto saudável e fresquinho.
9 – FLORES – As árvores sempre produzem semente. E as sementes vêm das flores que enfeitam o ambiente.
10 – FUTURO – Árvore é garantia de futuro sustentável e combate a mudanças climáticas.
“A semente é invisível mas carrega primaveras, explode em vida, comidas, remédio, abrigo, tudo que a gente precisa. E cabe num lugar, num lugar mínimo, cabe dentro de você, cabe dentro de mim”.
Ailton Alves Krenak – Líder indígena
A RAÍNHA DA FLORESTA
A samaúma (Ceiba Pentranda) tem muitos apelidos. Alguns deles: Rainha da Floresta, Árvore Mãe, Árvore da Vida… Podendo chegar até a 70 metros de altura, a Samaúma é encontrada em florestas pluviais da América Central, da África ocidental, do sudeste asiático e da América do Sul. No Brasil, ela é bastante vista na região da Amazônia.
Para muitos povos indígenas do Brasil, sua copa se projeta acima de todas as demais árvores servindo de abrigo e proteção para outras espécies de flora e para inúmeros pássaros e insetos. Já suas raízes (as Sapopemas) são capazes de absorver água das profundezas do solo amazônico, hidratando não apenas ela, mas outras árvores de espécies diferentes. Em períodos específicos, quando as raízes atingem um determinado nível de umidade, a árvore solta esse excesso e irriga todo o seu entorno.
A samaúma, tem beleza, tem porte, tem uma madeira cobiçada e pode chegar a uma altura de 70 metros. É a maior árvore da Amazônia e uma das maiores do mundo. Seu tronco é muito volumoso e suas raízes conseguem tirar água das profundezas do solo para si e para todas as árvores a sua volta.