Parabéns ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é marcado pelo encontro de gerações
20 de setembro de 2023Jovens da Escola Arquipélago e idosos do grupo Oh Vida Boa se reuniram para a comemoração dos 35 anos do Parque
Comemoração reuniu comunidade noronhense de todas as idades – Foto: Acervo ICMBio
A festa de aniversário do Parque Nacional Marinho foi junto à comunidade noronhense. Na tarde de quarta-feira, 14, os funcionários do ICMBio Noronha reuniram-se a parceiros, autoridades da Ilha e convidados especiais para celebrarem juntos a data. O evento aconteceu na praça do projeto Tamar, em frente à sede do ICMBio. A programação contou com a exibição de curtas de animação criados em oficina com alunos da Escola Arquipélago, filme sobre os 35 anos do Parque, com depoimentos de quem acompanhou a trajetória da Unidade, apresentação musical e do Maracatu Nação Noronha.
O momento também marcou um encontro de gerações: estavam presentes os jovens da Ilha, alunos da Escola Arquipélago, e o grupo de idosos Oh Vida Boa! Além disso, houve também um encontro de ex-chefes do Parque Nacional Marinho: Domício Cordeiro, primeiro chefe da Unidade, Ricardo Araújo, hoje atual chefe da equipe de pesquisa e Manejo, João Luiz Rocha, chefe entre os anos de 2019 e 2020, Carla Guaitanele, hoje coordenadora geral de Uso Público e Negócios; além de Marcos Aurélio da Silva (Maguinho), um dos mais antigos na Unidade, ex-chefe e atual chefe substituto.
A Administradora de Fernando de Noronha (governo do estado de Pernambuco), Thallyta Figuerôa Peixoto, parabenizou o Instituto Chico Mendes pelo trabalho realizado na ilha e a população que apoia a gestão do parque. Maguinho falou em nome da chefe Lílian Hangae, que está de licença médica e deve assumir no início de outubro, e destacou a história dos anos iniciais do Parque e o quanto foi difícil a sua implantação junto à comunidade, que vivia da pesca e dos recursos oferecidos pela Ilha. Mas ressaltou que tudo isso foi importante para manter a Ilha viva e conservada, o que hoje atrai visitantes de todo o mundo e destaques como o título de Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.
Rafael Laia, coordenador da Gerência Regional Nordeste, que veio representando o presidente do instituto, Mauro Pires, parabenizou a comunidade pelo trabalho desenvolvido na Ilha, e afirmou que o parque não existiria sem o apoio dos noronhenses.
Filme sobre os 35 anos do Parque
Em 14 de setembro de 1988 o Parque Nacional Marinho foi criado, tornando 70% do Arquipélago uma Unidade de Conservação Integral. Após três décadas e meia de existência, o Parque é reconhecido mundialmente através do título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco e a praia do Sancho como a mais bonita do Brasil e a melhor do mundo, em eleições de revistas e sites de viagens. Para registrar a data foi produzido um vídeo com imagens do parque e depoimentos de personalidades ligadas à gestão do parque. Assista em: https://www.parnanoronha.com.br/35anos
Atividades esportivas em comemoração ao aniversário
A programação do aniversário começou no dia 9, com um passeio ciclístico saindo do ICMBio até o Forte São Joaquim do Sueste, dentro do Parque Nacional Marinho. A iniciativa foi uma parceria com o Cepehc – Centro de Pesquisa Histórico e Cultural de Noronha e do grupo de ciclistas da Ilha.
Outra atividade esportiva foi a tradicional Corrida Renezinho, no dia 13, que tem objetivo de estimular o esporte na natureza desde a primeira infância. A corrida foi realizada pela associação Coração Valente, e tem como inspiração o corredor Renê Jerônimo, de mais de 80 anos, que treina pessoalmente cada participante, alunos do centro Educacional Infantil Bem-me-quer.
No dia 15, cerca de 50 crianças da escola local fizeram um passeio de canoa havaiana. A remada fez parte da gincana organizada pelo ICMBio que busca ensinar conceitos de educação ambiental por meio de atividades lúdicas e divertidas.
ODS relacionados
Com informações da equipe de Comunicação do ICMBio Noronha