Aberto prazo para envio de contribuições sobre estado de conservação de mamíferos aquáticos
27 de outubro de 2023Participação da sociedade é fundamental
Peixe Boi – Foto: Luciano Candisani
Está aberta a consulta ampla para avaliação do estado de conservação de 24 espécies de mamíferos aquáticos, com prazo para envio de contribuições até o dia 31 de dezembro de 2023. A consulta é aberta ao público e é promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), vinculado ao ICMBio.
Banner de divulgaçãoAs contribuições servirão como base para a fase inicial do processo de avaliação do estado das espécies. Nesta etapa, a sociedade brasileira pode se envolver no processo e fornecer observações e informações sobre os táxons e seus habitats. Para acessar as fichas de preenchimento de informações das espécies é necessário entrar no módulo de consulta do Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (SALVE). Para enviar as contribuições, é necessário realizar um cadastro no site pelo link aqui.
Os devidos créditos serão atribuídos aos pesquisadores, especialistas do campo e demais interessados que colaborarem ao longo do processo de avaliação e na publicação das fichas das espécies. A participação do público é fundamental para o resultado final da “Avaliação do Estado de Conservação de Mamíferos Aquáticos”, a partir da qual o Instituto Chico Mendes e toda a sociedade desenvolvem pesquisas e ações de conservação com o objetivo de proteger as espécies de mamíferos aquáticos ameaçadas e os ambientes que elas habitam. Em caso de dúvidas ou dificuldades relacionadas ao cadastro, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
Sobre
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável por conduzir o processo de avaliação do Estado de Conservação da Fauna Brasileira, cujos resultados servirão como base para o Ministério do Meio Ambiente (MMA) na elaboração da lista nacional oficial de espécies ameaçadas de extinção.
Comunicação ICMBio
[email protected]