Brasília

Acordo de cooperação vai ampliar capacidade de RPPNs distritais

31 de outubro de 2023

Parceria oferece auxílio gratuito aos proprietários que desejam criar unidades de conservação no DF

Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O Instituto Brasília Ambiental firmou acordo de cooperação com o Instituto Cerrados (IC) para apoiar a criação de unidades de conservação privadas, denominadas reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs), em âmbito distrital.

Parceria permitirá que pessoas interessadas em criar uma RPPN tenham orientação especializada | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

“A parceria vai otimizar, agilizar e ampliar a capacidade de criação de RPPNs distritais, aperfeiçoando o serviço aos brasilienses sem gerar novos custos”, explica a diretora de Implantação de Unidades de Conservação do instituto, Carolina Lepsch.

Com o acordo, o IC, por meio do programa Jurema de Proteção do Cerrado, oferecerá auxílio gratuito aos proprietários que desejam criar RPPN no DF, incluindo georreferenciamento, apoio documental e orientação processual. Dessa forma, as propostas de criação dessas unidades chegarão ao Brasília Ambiental organizadas, agilizando a avaliação dos técnicos do órgão, bem como a publicação no Diário Oficial do DF.

O Instituto Cerrados é uma organização da sociedade civil (OSC) que atua há mais de dez anos na proteção do bioma local e na consolidação de territórios protegidos, sustentáveis e produtivos. Sua meta é proteger 1 milhão de hectares até 2050 por meio de diferentes estratégias, como o apoio à criação de RPPNs.

Pessoas interessadas em conhecer mais sobre essa proposta, ou que tenham dúvidas sobre o processo de criação de RPPN, podem solicitar mais informações pelos e-mails [email protected] e [email protected] ou pelo telefone (61) 3550-5308.

*Com informações do Brasília Ambiental