CALENDÁRIO AMBIENTAL
2 de outubro de 2023OUTUBRO: MÊS DA AVE, DA FAUNA E DO MAR
O Calendário Ambiental permite maior aproximação da população às questões ambientais e sustentáveis do planeta, à medida que promove o desenvolvimento de atividades ambientais, ajudando-nos a entender a importância da reciclagem, coleta, tratamento e transporte responsável e seguro do lixo e resíduos produzidos nas empresas e industrias na manutenção da saúde e bem-estar de todos.
OUTUBRO
04 a 10 – Semana da Proteção à Fauna
04 – Dia Mundial dos Animais
04 – Dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais
04 – Dia da Natureza
04 – Dia do Cão
05 – Dia Mundial do Habitat
05 – DIA DA AVE
12 – Dia do Mar
12 – Dia da Criança e Dia do Agrônomo
14 – Dia Nacional da Pecuária
14 – Dia Internacional à Prevenção de Desastres Naturais
15 – Dia do Professor
15 – Dia do Educador Ambiental
16 – Dia Mundial da Alimentação
27 – Dia do Engenheiro Agrícola
DIA NACIONAL DO MAR
A RIQUEZA QUE VEM DOS OCEANOS
Ir além das homenagens às águas como fontes de recursos imensuráveis é o grande objetivo. Sobretudo o de conscientizar as grandes empresas e também a população sobre os riscos envolvendo a exploração indiscriminada dos mares. O foco principal é a criação de mecanismos capazes de preservar a biodiversidade marítima, além da limpeza de mares e oceanos mundo afora.
O Brasil possui um dos litorais mais extensos do mundo. Nossas belas praias espalhadas ao redor do país, a riqueza que contem os manguezais e até os ventos que produzem a energia eólica são fontes riquíssimas de subsistência para milhões de brasileiros. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, 17 estados brasileiros possuem trechos de costa litorânea, totalizando mais de 8.500km e 400 municípios.
Os oceanos abrangem mais de 90% da água do Planeta, assim há um esforço constante de entidades e ONGs para preservar a enorme biodiversidade desse recurso. E é por isso que o Dia Nacional do Mar é tão importante.
A comemoração em homenagem ao Dia Nacional do Mar teve início em 1994, em meio à Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, em Portugal. Após a assinatura de um tratado de responsabilidade sobre as atividades marítimas, em 1997, o país passou a celebrar a data todo dia 16 de novembro.
No Brasil, os órgãos responsáveis escolheram o dia 12 de outubro como data oficial para a realização de ações de conscientização sobre a exploração cada vez maior das águas. A Marinha do Brasil promove, anualmente, debates sobre a necessidade de maior cuidado com os oceanos – tanto por parte da população como de grandes empresas.
TRANSPORTES, PRODUÇÃO DE
ALIMENTOS E EMPREGOS
O mar representa um dos setores mais produtivos da cadeia global, e movimenta bilhões anualmente.
Além de importante para o transporte de cargas entre países parceiros comerciais, o mar representa ainda uma grande demanda pela produção de alimentos e, consequentemente, de empregos. Porém, no Brasil, a aquicultura marítima ainda caminha a passos lentos – mesmo com abundância de recursos naturais.
R$ 2 TRILHÕES POR ANO
O litoral brasileiro representa uma das principais fontes de riquezas do país. Segundo dados da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, o país pode gerar até R$ 2 trilhões por ano em produção marítima – o que equivale a 19% do Produto Interno Bruto (PIB).