Amazônia

Doze novos drones chegam para ajudar na proteção de Florestas Nacionais da Amazônia

10 de outubro de 2023

Equipamentos adquiridos pelo Projeto Gestão Florestal para Produção Sustentável foram recebidos na sede do ICMBio e devem atender Flonas no Pará, Amazonas e Rondônia.

ICMBio

SITE (2).jpg

– Foto: Acervo/ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) recebeu 12 drones que devem operar no monitoramento e fiscalização das Florestas Nacionais Caxiuanã, Altamira, Iquiri, Jacundá, Mapiá-Inauini, Urupadi e Mulata. Os equipamentos foram adquiridos pelo Projeto Gestão Florestal para Produção Sustentável, por meio de cooperação financeira do Banco Alemão de Desenvolvimento-KfW com o Governo Brasileiro. As unidades de conservação beneficiadas localizam-se nos estados do Amazonas, Pará e Rondônia. Os testes com os drones foram realizados no dia 06 de outubro na sede do Instituto em Brasília. 

Os equipamentos representam um investimento de R$ 400 mil do Projeto Gestão Florestal para Produção Sustentável nas unidades de conservação. Os drones são uma importante ferramenta para diversas finalidades, tais como fiscalização ambiental, prevenção e combate a incêndios e monitoramento de atividades como o manejo florestal sustentável, permitindo mais eficiência no controle dos usos dos territórios das UC sob gestão do ICMBio.

 

Novos drones

Novos drones 


O Projeto Gestão Florestal para a Produção Sustentável na Amazônia 
como beneficiários o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), sendo o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.  

Desenhado para garantir a implementação da política nacional de gestão florestal nas regiões da BR-163 e Purus-Madeira, o Projeto Gestão Florestal para a Produção Sustentável na Amazônia foca nas unidades de conservação de uso sustentável, buscando viabilizar o manejo florestal como alternativa ao desmatamento que atinge os territórios das UC.  


Comunicação ICMBio
[email protected]