pesca ilegal

Ibama combate pesca ilegal de tubarões, no RS

19 de outubro de 2023

Operação Makaira contabilizou R$ 822 mil em multas ambientais

Ibama

2023-10-18_operacao_makaira_RS_Ibama.jpeg

Brasília (18/10/2023) – O Ibama realizou operação, no Rio Grande do Sul, para combater a pesca ilegal de tubarão e de atum. A operação Makaira contabilizou R$ 822.600 em multas ambientais.

A ação aconteceu nos municípios de Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e Santa Vitória do Palmar, foi planejada pelo Ibama/RS e está prevista no Pnapa 2023 (Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental).

 

2023-10-18_operacao_makaira_RS_Ibama2.jpeg
foto: Ibama

A Makaira (nome dado em homenagem à espécie Makaira nigricans, conhecida como Marlim-azul) teve como objetivo principal coibir os ilícitos da pesca de tubarões, de atum e de afins por meio do controle da frota de embarcações de espinhel (aparelho de pesca que funciona com a utilização de iscas para a atração dos peixes).

Do total apreendido, que somaram quase 21 toneladas, 14 toneladas e meia foram de tubarões, ou seja, 70% do total. Atualmente, a maior parte das espécies de grandes tubarões que incide no Brasil está ameaçada de extinção.

O Brasil figura, hoje, como o maior comprador mundial de tubarões e participa do mercado internacional de barbatanas, consideradas iguarias de alto valor na Ásia. Nessas transações, o Ibama identificou, recentemente, grandes fraudes de origem, lastreada pela pesca ilegal e irregular.

Contando com a participação da Brigada Militar Ambiental e da Marinha do Brasil, foram lavrados cinco autos de infração, um termo de suspensão de atividades, apreendidas três embarcações e uma rede de pesca, além das 20 toneladas e meia de pescados.

Assessoria de Comunicação do Ibama
[email protected]
61 3316-1015