Brasília

Vacinação é ação permanente na rede pública do Distrito Federal

17 de outubro de 2023

Ações extramuros da Secretaria de Saúde fazem parte das estratégias para ampliar cobertura de diversos públicos

Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

O Dia Nacional da Vacinação é celebrado nesta terça-feira (17). A aplicação de doses no Distrito Federal é uma ação rotineira realizada quase todos os dias pelas equipes da Secretaria de Saúde (SES-DF). A imunização está disponível de segunda a sexta-feira em mais de 100 pontos de vacinação, inclusive com atividades extramuros e locais abertos nos finais de semana e nos feriados.

No Distrito Federal há mais de 100 pontos de vacinação que funcionam durante a semana. Equipes de imunização também atuam aos finais de semana em diversos locais, como escolas e shoppings | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

“É importante valorizar a vacina. Ela é um ato de amor e salva muitas vidas, protegendo a população inteira contra doenças imunopreveníveis”, destaca a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Fabiana Fonseca. Segundo ela, é fundamental que todos estejam atentos à imunização, conferindo a caderneta de vacinação e atualizando-a.

“O cartão de vacina em dia é sinônimo de saúde. É vida resguardada. Ela proporciona qualidade de vida”Tereza Luiza Pereira, chefe do Núcleo da Rede de Frio

Como forma de ampliar a cobertura vacinal, o governo do Distrito Federal (GDF), por meio da SES-DF, tem organizado as ações chamadas extramuros, isto é, fora das salas de imunização. As equipes atuam em escolas, universidades, órgãos públicos, shoppings, zoológico, mercados, feiras, igrejas, instituições de longa permanência e muitos outros, de todas as Regiões de Saúde. A lista dos locais de vacinação é sempre atualizada no site da pasta.

“A vacina vai onde a população está. As ações extramuros possibilizam a imunização em momentos nos quais as pessoas estão em lazer ou até mesmo em uma atividade cotidiana, como fazer compras. Unimos o útil ao agradável. Vacinando mais, esperamos recuperar nossas coberturas, que estão baixas desde 2016”, afirma a chefe do Núcleo da Rede de Frio, Tereza Luiza Pereira.

Proteção

A data de 17 de outubro alerta sobre o papel da vacina na redução das taxas de mortalidade. A história do Brasil é palco da erradicação de diversas doenças por meio da imunização, como a da varíola na década de 1970. Nesse contexto, a vacinação contínua e atualizada é ainda a principal forma de se proteger. “O cartão de vacina em dia é sinônimo de saúde. É vida resguardada. Ela proporciona qualidade de vida”, defende Tereza.

No final de setembro, a SES-DF superou a marca de 41 mil doses de vacinas aplicadas em 2023 apenas nas escolas e creches públicas da Secretaria de Educação. A iniciativa das duas pastas foi anunciada em junho, como um esforço coletivo de ampliar as coberturas vacinais no DF. Até o momento, mais de 230 escolas e creches foram beneficiadas.

*Com informações da Secretaria de Saúde