Praias

ICMBio forma primeira turma de agentes ambientais como guarda-vidas

25 de novembro de 2023

Reforço atenderá demanda da comunidade local do Parna Marinho de Fernando de Noronha

ICMBio

 

Formação de agentes como guarda-vidas – Foto: Bruna Roveri

O Parque Nacional Marinho, de Fernando de Noronha, está prestes a contar com sua primeira turma de agentes ambientais treinados como guarda-vidas. Esta iniciativa, fruto de uma parceria com o Corpo de Bombeiros – Seção Noronha, marca um avanço significativo, sendo a primeira vez que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) forma agentes ambientais de sua própria equipe para desempenhar o papel de guarda-vidas no Parque. 

Onze agentes ambientais do ICMBio Noronha compõem essa primeira turma, atendendo a uma demanda da comunidade local. A chefe do ICMBio Noronha, Lílian Hangae, destaca a importância da formação: “mais do que eles conhecerem o mar da Ilha, eles também conhecem a comunidade, e fazem o elo de ligação, trazendo informações importantes para a melhoria na gestão das unidades de conservação”.

 

Formatura dos agentes como guarda-vidas - Foto: Mariana Botão

Formatura dos agentes como guarda-vidas – Foto: Mariana Botão 

 

A segunda fase do curso de guarda-vidas está programada para ocorrer de 13 a 22 deste mês, culminando com a avaliação dos agentes pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) nos dias 23 e 24.  

O impacto positivo dessa formação é evidente para os profissionais envolvidos, observando-se a ampliação da atuação do Corpo de Bombeiros em todas as áreas do arquipélago como um ganho significativo. Destaca-se também, a colaboração estreita entre os agentes ambientais e o Corpo de Bombeiros, promovendo ações conjuntas baseadas no conhecimento mútuo. 

Enquanto passam pela etapa educativa, os agentes ambientais já estão em atividade nas praias do Sancho, Leão e Baía dos Porcos, locais frequentados diariamente por centenas de turistas. Durante esta fase do curso, receberão instruções em primeiros socorros, educação física, salvamento aquático básico (utilizando apenas nadadeiras) e salvamento aquático avançado (com o uso de embarcações e pranchões). Todas as atividades serão realizadas na área do Parque, considerando as condições específicas do mar. 

Desde a assinatura do Acordo de Gestão Integrada de Fernando de Noronha, em fevereiro deste ano, o ICMBio tem trabalhado para fortalecer sua equipe, priorizando a seleção de membros da comunidade local. Segundo o acordo, o ICMBio é responsável por toda a área marítima, colaborando com a Marinha do Brasil e outros órgãos, como a Polícia Federal, na gestão de áreas de embarque e desembarque, incluindo o Porto de Santo Antônio. 

 

Comunicação ICMBio
[email protected]
(61) 2028-9280
*Com informações do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha