GESTÃO

Oficina do Plano de Manejo da APA Serra da Ibiapaba é momento histórico para gestão da unidade

20 de novembro de 2023

Participação social e institucional reforçou a importância da unidade, considerada uma das maiores do Brasil

Comunicação ICMBio

 

Oficina do Plano de Manejo da APA Serra da Ibiapaba – Foto: Foto: Lilian de Carvalho Lindoso

Aconteceu em outubro a Oficina do Plano de Manejo da APA Serra da Ibiapaba, realizada no Hotel Serra Grande, em Tianguá-CE. Mais de 25 instituições representaram os segmentos de atuação no território, entre prefeituras, sindicatos de trabalhadores rurais, associações comunitárias, instituições de ensino e pesquisa, empreendimentos, turismo e órgãos estaduais de meio ambiente.

Durante a oficina foram discutidos o propósito da unidade e sua significância, abrindo espaço para que os participantes definissem, por meio de exercícios, os recursos e valores fundamentais da APA Serra da Ibiapaba, ou seja, aqueles atributos que devem ser conservados. Segundo os participantes, os recursos e valores fundamentais são: diversidade de formações vegetais, geodiversidade, recursos hídricos, carnaúba, espécies ameaçadas, culturas produtivas tradicionais, sítios arqueológicos e tradições culturais.

.

.

 

Também foram definidas as zonas da UC, que se dividem em zonas de baixo uso, de médio uso e de alto uso, assim como as zonas de usos diferenciados, e as normas gerais e das zonas para toda a unidade. Isso foi possível devido ao trabalho prévio de mobilização social, que ampliou o conhecimento sobre o território, e a dedicação de todos os participantes que contribuíram ativamente para a oficina.

Agora o documento elaborado segue para ajustes técnicos, conforme calendário estabelecido durante a oficina, e deverá ser apreciado pela equipe da Coordenação de Elaboração e Revisão de Planos de Manejo (COMAN) do ICMBio, pelo Conselho da APA e pela Procuradoria do Instituto, antes de sua publicação.

A APA Serra de Ibiapaba agradece a colaboração de todos. A oficina foi resultado de uma ampla mobilização iniciada em setembro de 2021, quando o processo foi apresentado no Conselho da APA Serra da Ibiapaba (CONAPASI) e criado o Grupo de Trabalho, que acompanhou todo o andamento. Foram 22 reuniões prévias para levantar os usos existentes no território e mais quatro oficinas de discussão sobre o zoneamento da APA, que é uma das maiores Unidades de Conservação (UC) do Brasil, englobando 29 municípios em mais de 1 milhão e 628 mil hectares, entre Ceará e Piauí.