Brasília

Árvores transformam área de erosão e depósito de lixo do Arapoanga

21 de dezembro de 2023

RA é o 11º local a receber o programa De Cara Nova, do SLU. Ao longo de 2023, iniciativa já recolheu quase 8 mil toneladas de resíduos

Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Quem passava pela Via Dois de Arapoanga logo parava para dar uma espiadinha. O local, que por mais de 30 anos era tomado pelo descarte irregular, ganhou uma cara nova. Por lá, havia mais de 20 cm de erosão que dava espaço a lixo e até mesmo a animais mortos. Essa realidade mudou com a atuação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que realizou a limpeza do local e fez o plantio de mudas.

“Por muito tempo aqui era um depósito de lixo. Era um local que tinha muita criminalidade também. A administração sempre solicitava a limpeza, mas no outro dia já estava tudo cheio de lixo novamente. Essa é uma iniciativa muito boa para deixar o lugar mais bonito”, afirmou o vigilante Reinaldo Marques, 51 anos.

Projeto Cara Nova plantou 300 mudas de árvores e flores nativas do Cerrado onde antes era um lixão | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Por meio do programa De Cara Nova, foram retiradas 130,9 toneladas de entulho. Para que todo esse material fosse descartado corretamente, na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), a equipe precisou fazer 12 viagens de caminhão ao todo. O terreno também foi nivelado e a erosão, contida. Para isso, utilizou-se 397 toneladas de resíduos da construção civil (RCC). E para dar o toque final, 300 mudas de árvores e flores nativas do Cerrado foram plantadas por toda a extensão da área, transformando o ambiente.

“Essas áreas são previamente mapeadas pela Ouvidoria e administrações regionais. A gente sempre atuava aqui, mas logo voltava a sujar. E, com o passar do tempo, a gente volta aqui e convoca a população para que mantenha o espaço conservado”, pontuou o coordenador do programa, Gilmar Vilela.

Gilmar Vilela: “Com o passar do tempo, a gente volta aqui e convoca a população para que mantenha o espaço conservado”

Para além da manutenção do terreno, em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a Companhia Energética de Brasília (CEB), o espaço ganhou iluminação pública com luminárias de LED e novos meios-fios.

“Aqui era só descarte igual, tinha até bicho morto. Todos os dias a gente tinha problemas com pessoas jogando lixo. Com o trabalho do SLU, conseguimos transformar esse espaço. Hoje eu passo aqui só para admirar e ver como mudou. Com muita luta, foi possível recuperar essa área e dá para ver que a comunidade realmente foi conscientizada e parou de jogar lixo”, defendeu o administrador de Arapoanga, Sergio Araújo.

De janeiro de 2023 até o início de novembro, o projeto já retirou quase 8 mil toneladas de entulho de lixões espalhados pela cidade e percorreu dez regiões administrativas: Paranoá, Santa Maria, Gama, Samambaia, Ceilândia, Recanto das Emas, Itapoã, Brazlândia, Riacho Fundo II e Varjão.

Em Planaltina, o SLU disponibiliza, para a população, um Papa-Entulho localizado na Área Especial 2, Lote 11/12, Setor de Áreas Especiais Norte (localizado no Núcleo de Limpeza do SLU de Planaltina, próximo ao Batalhão da Polícia Militar do DF).