Atividade de investigação de origens e prevenção contra incêndios, em TI de MG
7 de dezembro de 2023Capacitação foi orientada por integrantes da Brigada Indígena Xacriabá
Brasília (06/12/2023) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveu atividades de investigação de origens e de prevenção contra os incêndios florestais. Os exercícios foram realizados na Terra Indígena (TI) Maxakali, por meio de brigadistas da Brigada Indígena Xacriabá, entre os dias 26 e 30 de novembro.
A capacitação foi conduzida pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama) e restrita aos povos Tikmu’um, nas comunidades de Água Boa e Pradinho, localizadas nos municípios de Santa Helena de Minas e Bertópolis, no Vale do Mucuri (MG). Já a brigada Xacriabá fica em São João das Missões (MG).
As atividades desenvolvidas pelo Prevfogo ocorreram em articulação com a Coordenação Regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), de Governador Valadares (MG), e com outros parceiros. A própria Funai e o Ministério Público Federal de Teófilo Otoni (MG) foram os idealizadores da capacitação.
Os objetivos das atividades foram discutir as práticas de uso e manejo do fogo entre os povos Tikmu’un, também conhecidos como Maxakali, abordar temas como conservação de água e do solo e discutir projetos e programas de prevenção e combate aos incêndios florestais e recuperação de áreas degradadas nas TIs.
Houve, ainda, a realização de vistorias em áreas de ocorrência de incêndios florestais recentes, além da participação em reuniões de educação e mobilização ambiental nas comunidades com a produção de vídeos com homenagens dos povos Tikmu’un aos brigadistas Xacriabás.
Além dos brigadistas do Ibama, as atividades de avaliação, sensibilização e mobilização ambiental junto às comunidades indígenas contaram com o apoio da Coordenação Regional da Funai, em Governador Valadares; do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público de Minas Gerais (MP/MG) e de representantes do Instituto Opaoka, que desenvolvem o Projeto Hãmhi – Terra Viva, que envolve a formação de agentes agroflorestais e viveiristas indígenas em articulação com diversos parceiros, em atividades de recuperação ambiental e Manejo Integrado do Fogo, na TI Maxakali.
Durante os trabalhos realizados pelos brigadistas Xacriabás, do Prevfogo/Ibama, os indígenas Tikmu’um reivindicaram a criação de uma brigada no seu território para prevenir e combater os incêndios florestais. A Funai possui Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ibama para implantar e apoiar as brigadas indígenas de prevenção e combate aos incêndios florestais.
De acordo com o Prevfogo/Ibama, existem, em atividade, 45 brigadas indígenas nas 505 terras indígenas do território nacional.
Assessoria de Comunicação do Ibama
[email protected]
61 3316-1015