Ibama apoia Comitê de Crise e Comando Unificado, em Maceió (AL)
7 de dezembro de 2023Instituto colocou especialista à disposição da prefeitura
Brasília (06/12/2023) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está apoiando o Comitê de Crise e Comando Unificado criado pela prefeitura de Maceió (AL) para acompanhar a crise relacionada à empresa Braskem, que opera na exploração de sal-gema, no município.
Nesta terça-feira (5), especialistas em Emergência Ambiental do Ibama e da Superintendência do Instituto, em Alagoas (Supes/AL) usaram drones para registrar a região onde se encontra a mina 18 na exploração de sal-gema.
Um dos drones utilizado estava equipado com a tecnologia LiDAR, capaz de gerar modelos tridimensionais da área de estudo. Ficou registrado pelas câmeras do equipamento que a água da lagoa avançou em direção à margem, consequência do afundamento da região.Conforme o afundamento progride, e uma vez que o nível da água permanece virtualmente o mesmo, parte maior encontra-se abaixo desse nível e, portanto, coberta de água.
As análises preliminares indicaram que as águas da lagoa Mundaú avançaram, reforçando o entendimento que sua estrutura geológica vem colapsando gradualmente.
O Ibama reforçou a necessidade da implementação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), ferramenta de gerenciamento de incidentes capaz de aprimorar o processo de resposta. Também colocou seu corpo técnico à disposição para a implementação do sistema.
As avaliações técnicas de 5 de dezembro atestam que o deslocamento vertical atual do solo é de 0,25cm/h. O acumulado de subsidência do solo foi de 1,73m.
O Ibama se colocou à disposição para colaborar no resgate de animais, com apoio do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas/Ibama). As reuniões ocorrem diariamente com a Defesa Civil de Alagoas e de Maceió.
Assessoria de Comunicação do Ibama
[email protected]
61 3316-1015