Brasília

Salão Nacional do Turismo abre as portas em Brasília após 12 anos

16 de dezembro de 2023

Evento que apresenta a diversidade dos destinos turísticos brasileiros deve atrair 30 mil pessoas nos três dias na capital federal

 

Começou nesta sexta-feira (15), em Brasília, o Salão Nacional do Turismo. 30 mil pessoas devem visitar o evento e conferir a força do setor. São 12 anos desde a última edição do Salão Nacional do Turismo. Se o Brasil fosse uma loja, é como se a vitrine com os produtos turísticos tivesse ficado fechada todo esse período. E olha que o setor é uma das grandes potências da economia.

Responsável por 8% do PIB, é o segundo maior gerador de empregos no Brasil, atrás apenas da construção civil. Os produtos nos 127 estandes no salão são para todos os gostos, para os amantes da natureza, para quem prefere o turismo rural, para quem curte sol e praia e também para quem não abre mão de conhecer novas culturas.

Para o ministro do turismo, Celso Sabino, o salão mostra o que o Brasil tem para os brasileiros.

Na avaliação da vice-governadora do DF, Celina Leão, o Brasil ainda tem muito espaço para ser ocupado pelo turismo.

O Salão Nacional do Turismo reúne um mini Brasil no estádio Mané Garrincha na área central de Brasília. Além de mostrar inúmeras possibilidades de destinos turísticos em todos os cantos do país, o salão também é uma oportunidade de conhecer a rica diversidade da cultura, da gastronomia e também do artesanato brasileiro. São esperados mais de 30 mil visitantes nos 3 dias de evento.

 

 

Turismo de Natureza

 

Os visitantes poderão participar de uma verdadeira imersão nas maravilhas do turismo de natureza, incluindo o Cicloturismo até o Ecoturismo, passando pela Observação de Aves, de Flora e Fauna, além de incríveis experiências no Turismo de Aventura, Náutico e de Pesca.

 

Turismo Rural

 

Os encantos do campo e da vivência rural não ficariam de fora dos 25 mil m² que sediarão o evento. Serão apresentadas propostas que abrangem desde experiências em áreas rurais tradicionais até o Enoturismo e Turismo de Base Comunitária, podendo se conectar e vivenciar o Turismo Rural de perto.

 

Sol e Praia

 

Para mergulhar no litoral brasileiro, o Salão também trará um espaço especial para quem busca sol, mar e momentos à beira da praia, com direito a Turismo de Luxo e Casamento e Lua de Mel.

 

Turismo Cultural

 

Cultura é o que não vai faltar. Para os apaixonados, o evento terá uma programação rica e diversificada. Desde experiências tradicionais até o Turismo Criativo, passando por roteiros que exploram o Patrimônio Histórico, Cívico, Arqueológico e Religioso.

 

Turismo de Tendências

 

O futuro do turismo também está em pauta, destacando as novas tendências do país. Serão expostas tendências do Afroturismo ao Etnoturismo, passando pelo projeto Experiências do Brasil Original (EBO), Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas – e Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).