Meio Ambiente

ICMBio lança guia de eutanásia em mamíferos aquáticos encalhados

4 de janeiro de 2024

A publicação está disponível para download gratuito

ICMBio

guia de eutanásia em mamíferos aquáticos encalhados SITE.jpg

Guia de eutanásia em mamíferos aquáticos encalhados

A eutanásia, ou seja, a indução da morte do animal sem ocasionar sofrimento, pode ser a opção mais humana adotada em algumas situações, mas nem por isso é uma decisão fácil, podendo ser difícil de ser implementada em situações de campo.  

Por isso, com o objetivo de que todos os procedimentos sejam sempre fundamentados tecnicamente e bem esclarecidos para a equipe, órgãos responsáveis e para o público em geral, a Rede de Encalhe e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB), coordenada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lança, nesta quarta-feira (3), o guia “Bem-Estar Animal: Guia REMAB de Eutanásia de Cetáceos e Sirênios – Redução do Sofrimento Animal”. 

A publicação está disponível para download gratuito e é direcionada a instituições, pesquisadores e profissionais que atuam no resgate de mamíferos aquáticos em todo o litoral do Brasil e na região Amazônica, visando contribuir para a compreensão de como proceder quando o bem-estar do animal encalhado está comprometido de forma irreversível e em sofrimento. 

O documento escrito por especialistas membros da rede e pesquisadores convidados, também serve como uma ferramenta de conservação e pesquisa, pois traz informações para que as equipes de campo possam avaliar as situações e, caso seja necessário optar pela prática da eutanásia, possa realizar o protocolo dentro dos mais rigorosos padrões técnicos e éticos. 

Clique aqui para fazer o download do guia “Bem-Estar Animal: Guia REMAB de Eutanásia de Cetáceos e Sirênios – Redução do Sofrimento Animal”.

Sobre a REMAB 

A Rede tem o objetivo de viabilizar o intercâmbio de informações entre as instituições que trabalham com mamíferos aquáticos no Brasil. Este intercâmbio se dá por meio do armazenamento das informações obtidas através de pesquisa, monitoramento e atendimento de encalhes e capturas em artes de pesca, em banco de dados nacional. 

Sobre o CMA 

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) coordena, executa e promove estudos, projetos e programas de pesquisa e manejo para conservação de mamíferos aquáticos, atuando principalmente sobre as espécies ameaçadas e migratórias. Sediado na cidade de Santos (SP) o CMA atua em todo o território nacional. Sua missão é ser um centro de excelência no desenvolvimento de pesquisas que possibilitem o conhecimento necessário à conservação dos mamíferos aquáticos, bem como dos ambientes dos quais estes dependem. 

Comunicação ICMBio
[email protected]
(61) 2028-9280