DIA MUNDIAL DA ÁGUA 1

ÁGUA PARA PROSPERIDADE E PAZ

1 de março de 2024

Recursos hídricos podem criar paz ou desencadear conflitos

Silvestre Gorgulho

O Relatório Mundial da ONU sobre o Desenvolvimento da Água-2024, divulgado sempre no Dia Mundial da Água, traz mensagens importantes sobre os recursos hídricos. O conteúdo principal é: a água pode criar paz ou desencadear conflitos. Quando a água é escassa ou poluída, ou quando as pessoas lutam pelo acesso, as tensões sempre aumentam. Ao cooperar no domínio da água, pode-se equilibrar as necessidades de água de todos e ajudar a estabilizar o mundo. Para a ONU a prosperidade e a paz dependem da água: à medida que as nações gerem as alterações climáticas, a migração em massa e a agitação política, nação deve colocar a cooperação no domínio da água no centro dos seus planos.

ÁGUA PARA PROSPERIDADE E PAZ

O relatório ONU continua mostrando como a água pode evitar a crise e salienta que “há como promover a harmonia entre comunidades e países unindo todos em torno do uso justo e sustentável da água – desde as convenções das Nações Unidas a nível internacional, até ações a nível local.

O principal relatório da ONU sobre água e saneamento é lançado todos os anos no Dia Mundial da Água (22 de março). A edição de 2024 explora o tema “Água para prosperidade e paz”.

No site oficial do Dia Mundial da Água (www.worldwaterday.org), é possível ter acesso a mais detalhes sobre as atividades que estão sendo preparadas, além de acesso aos conteúdos de divulgação e promoção da data em diversos idiomas. Por exemplo, para as mídias sociais, os internautas conseguem baixar fotos para adicionar sticks sobre a data e os temas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O 22 de março é marcado anualmente como o Dia Mundial da Água. A data é destinada principalmente a discutir os temas relacionados a esse importantíssimo e necessário bem que a natureza nos dá e que é tantas e tantas vezes relegado a planos inferiores entre aqueles que são necessários à vida. Segundo recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, os países membros da ONU devem promover atividades no dia para ajudar na conscientização sobre a necessidade de preservação de recursos hídricos, destacando a importância da água para a sobrevivência humana e para a manutenção da saúde.