Espécies Exóticas

Atualização da Lista de Espécies Exóticas Invasoras nas UC federais está aberta a colaborações

14 de março de 2024

População pode contribuir com informações para o combate a uma das principais ameaças à biodiversidade brasileira

Comunicação ICMBio

Autor - Leo Francini SITE.jpg

– Foto: Leo Francini

Está aberta, até o dia 19/04/24, a consulta sobre registros de espécies exóticas invasoras (EEI) em unidades de conservação (UC) federais. A consulta é direcionada tanto ao público interno do Instituto Chico Mendes, quanto a pesquisadores, colaboradores, comunidades e sociedade em geral, que tenham interesse em contribuir com a conservação da biodiversidade nas UC federais geridas pelo ICMBio. 

A consulta tem o objetivo de coletar informações sobre a ocorrência de espécies invasoras, com a intenção de promover a atualização da lista de EEI em UC federais. De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), as espécies exóticas invasoras são aquelas que ocorrem fora de sua área de distribuição natural cuja introdução e dispersão ameaçam a diversidade biológica nativa. A lista tem por objetivo prover referência sobre espécies exóticas cuja capacidade de invasão é reconhecida, com a finalidade de construir estratégias de enfrentamento às invasões biológicas. 

A atualização dessa lista é um importante passo relacionado ao esforço contínuo de aprimoramento do manejo das EEI, a fim de preservar e proteger a biodiversidade nas UC federais. Para contribuir, acesse o link a seguir: https://bit.ly/registroeei. O link pode ser compartilhado com parceiros e outros colaboradores. 

Caso tenha alguma dúvida ou necessite de assistência durante o processo, entre em contato com a Divisão de Manejo de Espécies Exóticas Invasoras (DIMEEI) pelo e-mail: [email protected]

Foto: Massimo Bovini