Meio Ambiente

Contaminação ameaça rios Pedras e Ondas em Luís Eduardo Magalhães e Barreiras

6 de março de 2024

Vereador denuncia vazamento de chorume de fazenda, impactando abastecimento de água e biodiversidade na região

 

A preocupação ambiental atinge um novo patamar na região de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, na Bahia, com a denúncia feita pelo vereador Silvano Santos. A contaminação dos rios Pedras e Ondas, fontes vitais de água para a população local, traz à tona um alerta sobre os impactos devastadores do descuido com o meio ambiente e a gestão inadequada de resíduos.

A denúncia aponta para a fazenda localizada em Luís Eduardo Magalhães como a fonte primária desse desastre ambiental. A represa desta propriedade teria estourado, liberando uma quantidade significativa de chorume, um líquido escuro altamente poluente proveniente da decomposição de matéria orgânica. Essa substância tóxica acabou por contaminar o Rio de Pedras, que por sua vez deságua no Rio de Ondas, comprometendo não só a vida aquática, mas também a qualidade da água para consumo humano.

Os impactos dessa contaminação já são sentidos de forma direta pela população. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) anunciou uma redução alarmante de 40% na produção de água, o que coloca em risco o abastecimento para milhares de pessoas que dependem desses rios.

Diante desse cenário crítico, órgãos ambientais agiram prontamente, notificando a fazenda responsável pelo vazamento e investigando as medidas necessárias para mitigar os danos. A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, está em estado de emergência, acompanhando de perto a situação e cobrando ações imediatas das autoridades competentes.

Em nota oficial, a Prefeitura destacou a preocupação com a mortandade de peixes no Rio de Pedras, indicando o rompimento da barragem de chorume como possível causa. O comunicado ressalta a importância de evitar o consumo direto da água desses rios e seus afluentes, até que sejam garantidas condições seguras para a saúde ambiental e humana.

Essa tragédia ambiental serve como um alerta contundente para a necessidade urgente de um cuidado mais responsável com os recursos naturais. A população de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras clama por respostas efetivas e por medidas que assegurem a preservação desses rios tão essenciais para a vida na região. É um momento crucial para a mobilização de todos os setores da sociedade em prol da proteção ambiental e da busca por um desenvolvimento sustentável, que respeite a natureza e as futuras gerações.